19/02/2012

Resenha: Um Dia

Um dia, de David Nicholls
Páginas: 416
Editora: Intrínseca

Posso dizer que para começar essa resenha, eu fiquei aqui parada encarando a tela do computador e quase chorando de desespero. Esse é um livro que me tocou, que me fez pensar, pensar na vida, no futuro, no presente... Eu não sei transmitir esses pensamentos, sentimentos, mas sei que meu coração ta apertado com tudo isso. Eu esperei muito desse livro, pelo fato de ter lido resenhas incríveis sobre ele e no começo me decepcionei um pouco, achei que não era do jeito como eu esperava, não tinha certeza se conseguiria devorá-lo, mas as coisas mudaram e enfim eu o devorei.

O livro começa com essa citação, de arrepiar:

“Foi um dia memorável, pois operou grandes mudanças em mim. Mas isso se dá com qualquer vida. Imagine um dia especial na sua vida e pense como teria sido seu percurso sem ele. Faça uma pausa, você que está lendo, e pense na grande corrente de ferro, de ouro, de espinhos ou flores que jamais o teria prendido não fosse o encadeamento do primeiro elo em um dia memorável.”
Charles Dickens, Grandes esperanças 

Cena do filme, Um Dia.
 Em e Dex, Dex e Em. São duas pessoas COMPLETAMENTE diferentes que se aproximam no dia 15 de julho de 1988, os dois estão se formando na universidade e seguirão caminhos diferentes. Emma Morley sempre teve uma paixão secreta por Dexter Mayhew, mas ele só repara nela de verdade nesse dia ai, um dia que se tornará importante para os dois e para os leitores também. Depois de passarem um dia juntos, se beijando e deitados ‘abraçadinhos’, eles sabem que não se verão mais, talvez nunca mais, mas é claro que isso não poderia ser verdade, se não, não haveria livro. Em e Dex não conseguem parar de pensar um no outro e assim nasce uma grande amizade. O jeito como os dois são espontâneos um com o outro, como se entendem facilmente, é tudo muito delicioso de ler. 

No livro, acompanhamos a vida dos dois, cada capítulo nos situa no dia 15 de julho de cada ano (sem exceção) e assim temos conhecimento sobre o que os dois andaram fazendo, como vai a vida deles. Eu não sei como explicar, nunca li um livro assim, mas o autor consegue nos informar tudo o que quer sobre UM ano, com apenas algumas situações de um dia e alguns pensamentos dos personagens. Por vezes, me senti meio deslocada, perdida, querendo entender logo o que tinha acontecido e também acabei me sentindo excluída de alguns momentos importantes dos quais queria ter presenciado... ops! Lido.

São 20 anos da vida desses dois amigos, por isso ficamos cientes de altos e baixos, brigas, vitórias, derrotas, amores, decepções, corações partidos e tudo isso com um toque de humor. Conforme tudo vai se passando, Dexter e Emma percebem o quanto estimam um ao outro e o quanto o dia de São Swithin se tornou simbólico. É muito gostoso acompanhar a descoberta de um amor dentro de uma amizade tão linda e perturbada. Mas, ao ler a palavra amor, não pense que esse é um romance qualquer, esse é um romance, muuuuuito, muuuuuuito diferente.

Eu tirei milhares de lições deste livro: A vida passa, nem tudo pode ser como nós planejamos, mas no final o que é certo permanece, nós não seremos jovens para sempre e mesmo sabendo que vamos envelhecer a cada dia que passa, nunca sabemos como será o dia de amanhã e o que a vida nos reserva. Outra coisa é que um amor forte não é apenas amor, é amor e amizade, o melhor amante é aquele que não apenas nos beija e dá carinho, mas sim aquele que é o seu melhor amigo, que você pode contar em todas as horas.

Jim Sturgess e Anne Hathaway
Depois de certa página perto do final (não direi qual), todo o livro mudou de sentido pra mim e eu li o resto das páginas praticamente chorando e querendo logo terminá-lo. Sabe, não posso comentar muito sobre isso, por que se tiver alguém que ainda não leu... LEIA, vivencie o mesmo que eu e não espere nada do livro, apenas leia sem nenhuma preocupação. É a vida entende? É assim que é e que vai ser e eu agradeço muito a David Nicholls por ter transmitido isso dessa forma. O autor mesmo que escreveu o roteiro do filme, por isso a adaptação é muito fiel ao livro, também vale a pena assistir, eu li o livro antes e é o que eu recomendo. Há muita cultura nesse livro, aprende-se bastante nele todo. Quero reler e pesquisar todos os artistas, músicas, autores e livros citados. 

Esse livro é um bom refrão, é.

25 comentários:

  1. Oii Ágata
    Eu sou completamente apaixonada por esse livro e o filme! Tenho resenha no meu blog também sobre o livro. E incrível como Emma e Dex nos faz apaixonar por eles a cada vez que lemos ou assistimo.
    Ótima dica!!

    Beijos

    memorynina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com vontade de ler o livro. Gosto desses tipos de livro que te deixa com desespero no final de tanto chorar, HAHA. Quando eu tiver tempo vou procurar comprá-lo e depois assistir o filme. Sou desses que lê o livro e só depois assiste o filme.
    Sabia que eu adoro o jeito que você fala sobre os livros? <33

    Beijos, Dry
    http://www.heyohdry.com

    ResponderExcluir
  3. Esse livro me deixou sem palavras e com o coração na boca, Ágata ): É peeerfeito! Eu fiz resenha dele lá no blog também, mas foi difícil de falar tudo que ele me passou (http://tudosobresentimento.blogspot.com/2011/08/resenha-um-dia.html).
    Eu sei bem a que parte do livro vc se refere e devo dizer que aconteceu EXATAMENTE o mesmo comigo, quando li comecei a chorar, fiquei incrédula e chorei até a ultima página. E com o filme foi a mesma coisa chorei feito uma ovelhinha desgarrada OAKOSALPS
    Foi o melhor livro e o melhor filme que eu assisti em 2011 ♥ O Dex é um safado na maior parte do livro, mas eu adorei ele e a Em também!

    Beijos :*
    ps: Eu sou APAIXONADA pelo ator que interpreta o Dexter, o Jim Sturgess ♥ Ele é lindo e muito bom ator.

    ResponderExcluir
  4. Quero MUITO ler esse livro!!
    Ainda não tive a oportunidade de ler nem de assistir o filme, espero conseguir em breve, pois em todo lugar vejo falar maravilhas desse livro.
    Enfim, otima resenha :)

    Beijos,
    Books Lovely

    ResponderExcluir
  5. Aaaaaaaaah eu quero ver o filme e ler o livro também...rs
    Amei sua resenha. Só me fez ficar com mais vontade ainda! hahaha

    Obrigada pelo comentário lá no Sook. ^^

    BjO

    http://the-sook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. fiquei hiper curiosa pra ler o livro parece ser mto bom
    amiga o blog está de cara nova, passa lá e vê si gostou :)
    beijinhos

    http://priscilalirow.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Fiquei de cara com a resenha. Essa história parece ser para lá de muito boa, sempre me identifico com esses livros que envolvem amizade e amor. É um conflito intenso, que te chama para ler a próxima página.. é indescritível, muito bom! Com a Anne Hathaway então, o filme deve ser muito bom, por mais que eu prefira ler os livros!
    Ágata, essa é a primeira vez que acesso seu blog e amei logo de cara! O conteúdo e o layout são apaixonantes. Garota, você tem um talento e tanto *-* Continue assim! Sabe, vendo o que faz aqui, fiquei com a impressão de que encontrei um refúgio, uma dica bacana, um texto legal, um conteúdo original, uma resenha ótima... Eu nem preciso dizer que eu gostei o seu Blog, não é? Porque eu não só gostei.. eu me encantei, eu amei! O mínimo foi clicar ali e te seguir! Que bom foi ter encontrado seu espaço! *-* Parabéns e muito sucesso, viu?
    Seria uma honra vê-la no meu blog, e se gostar, seguir também! Tem posts novos por lá! Beijos!

    Antes de Sonhar

    ResponderExcluir
  8. Queria ter me apaixonado por esse livro assim como voce, mas só senti frustração e decepção. Esperava tanto dele e nada das minhas expectativas foram alcancadas.

    Achie massante e o final nem foi tao impressionante assim, tem um filme com o mesmo final, rs.

    Quem sabe tenha animo para lê-lo outra vez e tenha uma nova visão sobre as coisas.

    Beijos, Caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  9. estou louca pre ler este livro.
    Parece bem diferente dos outros romances que ja li!
    Ótima resenha^^
    boa semana
    ;*

    ResponderExcluir
  10. ja vi algumas coisas sobre esse livro, agora eu to doida pra telo ! D:

    beijos! e adorei ;*

    ResponderExcluir
  11. Tem concurso la no meu blog.
    Gostaria que vc participase.

    Princesa Imperfeita.
    Conto com vc....
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Eu amei as fotos do post haha fiquei admirando a última..
    Eu comprei esse livro esses dias, fui comprar Silêncio, mas preferi ele...
    Sabe se lá quando poderei ler...

    Realmente o que é certo permanece, pena que alguns só percebem isso mais tarde.. depois de reclamar tanto.. Mas pelo menos temos uma história pra contar.

    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  13. Foi o melhor livro do ano passado pra mim. E o filme então, incrível demais!

    xoxo,
    thay
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Gente, agora eu tenho que ler esse livro! Até ler a sua resenha eu estava com um pé meio atrás, de fato esse não é meu estilo de livro favorito, mas agora eu preciso ler! *--*

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
  15. Você é tão malvada, louca pra ler, por isso nem me estiquei na resenha, quero surpresa espero que boa é claro!

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Quero muitoo esse livro, mas esse ano o único livro que vou ler mesmo é "Comer,rezar,amar", o resto são todos leitura obrigatória,haha.
    Fiquei muito feliz com a tua visita,beiijos:)
    http://cartasp-voce.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Bom esses livros,vou comprar algum,ja seguindo aqui tbm bjos ...

    http://assuntodegarotaoficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oie querida mto obg por passar lá
    no meu blog. Hhahaha adorei os livros hahaha
    mto obrigada mesmo por ir lá no blog e por me seguir fofa já tô seguindo aqui é claro hahaha
    Um mega beijo e volta sempre hahaha

    http://apenascoisasblogbcf.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Ahh amei essa resenha menina, fiquei com mais vontade não só de assistir o filme como de ler o livro. Amo livros que no começo a gente fica descrente com ele e depois nos surpreende *-*

    Adorei seu comentário lá no blog, vou seguir você também. Beijos :*

    http://comoumrefugio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Esse livro é muito bom, achei incrível a forma como a narração foi feita! O final é muito triste, sério, como pode? Fiquei como você, só as lágrimas. Já o filme, não gostei muito não :x

    Beijos,
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  21. Eu muiitooo ler esse livro :)
    Meu todo fala tão beem dele.
    A cada resenha aumenta mais meu desejo.
    Bruna - Livros de Cabeceira
    http://contodeumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Fiquei apaixonada pelo livro só de ler a sua resenha, filha querida. Quero ler! Quero muito! Ele vai ser o próximo da fila (que já é enooooorrrrrrme).

    bjs

    http://derepentecinquenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Já queria muito ler o livro, depois dessa resenha então, eu quero meeeesmo *_* O filme deve ser lindo, Anne sempre arrasa.. além de ser linda :)

    Estou te seguindo, ah.. muito obrigada por seguir o Um Pouco Alice!

    Beijos, voltarei sempre ;) Lindo e muito caprichoso seu blog *_______*

    http://alittlebit-alice.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Nossa que resenha linda, já faz algum tempo que quero ler esse livro e com essa resenha então, agora tenho certeza, " tenho que ler esse livro";

    parabens pela resenha
    beijos
    Pri
    Irmandade Literária

    ResponderExcluir
  25. Oi! Vi o filme e confesso que chorei litros! É uma estória realmente emocionante que como vc bem disse nos faz pensar na vida. Ainda não tive oportunidade de ler, mas gostaria muito.
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir