20/05/2012

Resenha: O espião que sabia demais

O espião que sabia demais, de John Le Carré
Páginas: 416
Editora: Círculo do Livro
Posso dizer que este livro foi um grande desafio para mim. Demorei semanas para terminá-lo e quebrei a regra de assistir ao filme depois de ler a obra. Quando estava quase chegando na metade do livro, resolvi assistir o filme, pois estava travada e não conseguia sair da mesma página. Ao assistir o filme (que é tão complexo quanto o livro) eu tive uma arrancada e comecei a ler mais rápido e foi ai que quase (sim! Quase.) formei uma opinião completa sobre isto. 

Este é o primeiro livro da Trilogia Karla, trazendo o espião afastado George Smiley. Smiley é convidado a investigar quem é a "toupeira" do serviço secreto britânico (conhecido como Circus). Simples assim (não é simples assim) e é sobre isso que o livro inteiro se trata: a investigação. Ou poderia ser, já que o autor nos traz muitas informações, tanto sobre o serviço secreto, quanto sobre os sentimentos e preocupações de cada personagem. George Smiley é ajudado por Peter Guillam que é outro espião de importância na estória.

Procurei outras resenhas do livro para saber se eu tinha sido a única a ter dificuldades com ele e descobri que não. A maioria se sentiu do mesmo jeito que eu me senti. Confusa. Do começo ao encaminhamento para o final, eu parei milhares de vezes para refletir. Assisti ao filme, protagonizado maravilhosamente por Gary Oldman, para ver se tinha alguma luz e fiquei mais confusa ainda, apesar de ter descoberto quem era a toupeira, isso não prejudicou em nada a minha leitura, pois a partir daí eu comecei a querer mesmo entender essa estória intrigante criada tão elaboradamente por John Le Carré.

As milhares de coisas que o autor joga no colo do leitor durante o livro inteiro, nos fazendo sentir burros e desentendidos, fazem sentido no final. Faz perfeito sentido. E eu que achava que chegaria aqui botando uns palavrões para falar mal do livro, venho dizer o quanto estou admirando John Le Carré, que com a sua inteligência, escreveu um livro sobre a realidade que viu diante de seus olhos. Acho que o grande defeito dessa obra é que o autor, querendo nos passar a verdade de maneira fictícia, tenha adicionado muitas informações que ele, bem inteirado do assunto, entendia como 2+2 e que para mim era mais do que uma equação de segundo grau. Eu posso estar errada, mas esta foi a minha impressão. Eu espero apenas que daqui uns anos, eu possa ler esse livro novamente e ter a oportunidade de vê-lo com outros olhos. Sendo que, quero deixar claro, aproveitei a leitura e aprendi muito com ela. Eu recomendo para quem aceita um desafio literário. Se você ler este livro, por favor me envie suas impressões sobre ele, pois seria ótimo. Ah... e não quebrem a regra que quebrei... assistam o filme depois de ler o livro, fará muito mais sentido.

36 comentários:

  1. Hmm, parece interessante mas acho que no momento eu não tô podendo aceitar um desafio literário não! hahahaha... ando tão sem tempo por causa dos estudos, acho que vou ver só o filme mesmo.

    beijos

    http://anonimatodacriatividade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dora, tentei responder sue comentário no seu blog, mas não há a opção de comentar por lá. ://

      Beijos.

      Excluir
  2. Oh, ler o livro antes de ver o filme, acho uma tarefa difícil. Fiquei com muita vontade de tanto ler quanto ver. E esse parece ser o tipo de livro que me fascina, vou ver onde conseguir o mais rápido possível!

    Beijos, Carol
    Crying Lightning

    ResponderExcluir
  3. Queria ler por causa do filme, mas sua resenha me deixou morrendo de vontade de ler porque é inteligente.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gosto de livros que são fáceis de ler, que a leitura corre naturalmente... mas se ler o livro antes de ver o filme faz mais sentido, acho que vale a pena.
    Eu sempre prefiro ler o livro primeiro pois gosto sempre de comparar.
    Beijinhos

    www.hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que sinopse interessante!
    O livro parece ser muito bom, quero ler.

    Beijos; @Raah_Castroo
    www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hey hey Ágata :)
      Faz tempo que eu não comento aqui, nossa, desculpe. A Faculdade está me deixando pirada, fiquei quase duas semanas sem postar lá na Caixa, mas agora está atualizadinho! hahahahaha
      Mesmo quando eu não comento, eu entro no seu blog ok? Ele está em uma listinha que eu deixo pra visitar sempre, nessa de participar de promoções a gente acaba seguindo mais blogs do que pode acompanhar, então eu crio uma aparte, uma que eu realmente leio, o seu está lá, e não é só pelo seu conteúdo, você sabe que eu adoro o jeito que você coloca as coisas, mas é CLARO, por causa do nome. Sério, eu amo o nome do seu blog.
      Lembra que eu te falei do livro que ia escrever com ele? Pois é, já comecei! hahahahaha
      Estou colocando as coisas em ordem lá na Caixa, por causa do meu sumiçozinho, as postagens já estão atualizadas, e estou até de layout novo, pretendo fazer uma postagem sobre esse assunto de Projetos literários! hahahaha
      beijos ;*
      PS: Gary Oldman é o cara na vida por quem eu largaria tudo.
      Devo isso em partes á Sirius Black, por quem sou perdidamente apaixonada, mas não é só por isso, eu simplesmente, não resisto a ele.
      hahahaha, pena que tenho mais de DOZE livros pra ler nos próximos dois meses, senão ia procurar saber sobre esse, como sempre você deu show na resenha ;)

      Amor,
      Carol :)
      http://caixa-a-a.blogspot.com

      Excluir
  7. Depois que li O Espião, um dos últimos lançamentos da NC fiquei traumatizada. Sinceramente o tema é meio chato e eu só recomendo para quem curte bastante esse gênero.
    Quando li essa sua resenha parece que eu estava vivendo de novo as sensações de tédio e confusão de quando li O ESpião.
    Apesar de você ter gostado do final prefiro não arriscar. Não quero experimentar outros livros do gênero tão cedo.

    Beijos,
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  8. Oiii querida,
    Bem, esse realmente ñ é meu estilo de livro, então nem tenho como opinar. Bem, qdo eu ñ consigo avançar na leitura e tem um filme baseado no livro eu corro pro filme para ver se ajuda, fiz isso com o Senhor dos Anéis..kkk
    Bjossss
    PS: Q fofo vc sonhar com meu livro! S2

    ResponderExcluir
  9. não gosto desse tipo de livro, que não dá de se entender nada. a história acaba ficando desinteressante e eu já parei de ler alguns por esse motivo.

    ResponderExcluir
  10. parece ser bem interessante *-*


    http://fugindodarotina.com

    ResponderExcluir
  11. um dia eu me "aventuro" numa dessa rsrs já estou sem tempo para ler os livros simples, que acho que se fosse ler um assim eu abandonaria :/

    http://help-adolecentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Bem, não sei se eu teria coragem de encarar esse desafio, pois eu me perco muito, rsrs.

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Primeiro gostaria de dizer que o visu do seu blog tá DEMAIS.
    Lindo, adorei as cores hehehe.
    Enfim, sobre o livro, nunca ouvi falar. Quem sabe não dou uma chance, né?

    Beijos,
    http://bestherapy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Tem cara de ser complicadinho de ler mesmo. Tô super afim de ler, parece ser super intrigante. Tem autores que tem realmente um problema sério com o fluxo da narrativa, ao invés de prender o leitor, acaba deixando a leitura cansativa /: Enfim, quero ler !

    Mi - CheiroLivros.com

    ResponderExcluir
  15. Dependendo de como for a narrativa dele, deve ser muito bom. Afinal, a históra parece ser muito boa. Não assisti ao filme e também não conhecia o livro .-.

    http://vitaminadepimenta.blogspot.com/
    @LariCrazy_

    ResponderExcluir
  16. Olá :)
    Po,parece que livro,desculpe a palavra, é uma merda kkk
    Ah acho que nem vou ler ou ver o filme..já estou confuso demais ultimamente kkkkk

    Beijos e cuide-se

    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  17. Hey
    Estou com vontade de ler esse livro, por causa do filme
    Não sabia da capa 'real'
    Só conheço a capa com Gary Oldman


    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  18. Adoro livros com mistérios... Não conhecia esse livro. Vou adicioná-lo aos meus desejados.

    Beijos!
    http://meumundoecolorido.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Adorei a resenha, esse livro parece ser legal, mas um pouco cansativo.

    Beijos,
    Mylena, do http://shakethisglitter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Nunca tinha visto esse livro ainda por aí em resenha, mas como um desafio, com certeza iria querer lê-lo. Acho que também me sentiria confusa como você descreveu, o autor jorra muitas informações na leitura não é?! Acho que todo mundo fica confuso com livros assim. rs Vou procurar ler o livro e depois ver o filme ><

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  21. No momento to passando longe de livros que não entendo haahuahuahuah
    Pior coisa que tem é ler livro e não entender, sério, fico muito frustrada e a leitura não "anda".
    Odeio "quebrar a regra" de assistir ao filme antes de ler o livro, mas vivo fazendo isso =/ hunf

    Nossa, que azar. Acho que a única vez que eu tive que assistir um filme numa das primeiras fileiras foi em um do scooby doo e eu fiquei mais estressada que o normal... Acredita que eu ainda não assisti Avatar? huahauahuahuahauhauha

    ResponderExcluir
  22. Adorei a sua resenha, adoro o jeito como você escreve. E eu fiquei com muita vontade de ler este livro apesar de ele parecer ser um pouco difícil e entendiante, além disso, estou louca para ver o filme, vou tentar ler o livro antes, adorei a dica.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oie!
    Fui eu que removi o comentario aqui de cima, pq entrei pelo blog do meu marido e nem vi kkkkkk
    Eu não sabia que esse filme é de um livro, muito menos de uma trilogia O.o
    Assisti uns 20 minutos dele e não aguentei, achei muito chato e confuso!!
    Nem o Gary oldman salvou...
    Estou lendo "20 mil leguas submarinas" que já esta sendo um desafio e tanto, pois é tão descritivo e cheio de referencias que se torna muito cansativo, acho que já estou legal de desafios rsrssr
    bjosss

    ResponderExcluir
  24. Aconteceu a mesma coisa com a minha mãe.
    Esse livro é bemm antiga ela leu e gostou bastante.
    Quando foi assistir o filme esses tempos ela não gostou x.x

    ResponderExcluir
  25. Adoro livros e filmes de espião!

    http://4demarco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. oi querida,
    parece bem bom. É tão chato quando se 'empaca' num livro :S ainda bem que depois melhorou. A capa é que é um horror hahaha
    ótima resenha :D
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Adorei sua resenha. Você escreve super bem!!

    http://romariomarquess.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi Ágata!
    Eu já ouvi falar do filme, mas não assisti e não sabia que era baseado em um livro.
    Não me interessei muito pelo livro, tenho medo de começar a ler e ficar confusa também. Talvez eu veja o filme!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  29. Oi Ágata, nossa eu gostei demais de ler sua resenha, mais olha, pelo que eu li da resenha não vou gostar não, eu não gosto muito dos livros que vc demora para ler, e se vc demorou amiga, eu tb serei assim, pq eu me conheco e quando isso acontece eu abandono o livro... háa tb não vi o filme...

    beijosss
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Esse nome não me é estranho, eu já tinha ouvido falar mas nem sabia que era livro. Adoro livros de espionagem e investigação. Tenho problema com historias assim que tem informações demais, acho meio maçante. Mas acho legal dar uma chance.

    Beijos,
    Juliana Pires.
    sobremimemeumundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Ágataaaaa!

    Eu gosto de livros que não fazem sentido nenhum durante toda a leitura e depois nos faça entender TUDO no final. Acho genial. Mas, infelizmente, não consigo lê-los com facilidade também, rs. Por isso filmes que sejam nesse mesmo estilo, me cativam bem mais. Um exemplo é aquele filme "A Origem", já viu? É demais, eu passei o filme sem entender um montão de coisas, e aí tem aquele final que me deixou de boca aberta. Não resisti e tive que ver o filme pela segunda vez, para entender melhor o que acontecia durante o longa. Talvez isso aconteça com "O espião que sabia demais"...Como você disse, talvez quando você ler novamente consiga entender melhor!
    Mas euzinha aqui, passo a vez de ler o livro kkkkkk Pelo menos por agora, quando não consigo nem terminar um livro fininho e fácil em menos de duas semanas :( kkkkk
    Adorei a resenha ;D

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  32. Oie!

    Primeira vez aqui no seu blog. Adorando. Peguei esse filme na locadora a poucos dias - e ainda não assisti. Nem sabia que tinha livro! Fiquei curiosa, mesmo você dizendo que é um pouco confuso. Quero ler antes de ver o filme.

    Beijos!

    http://stormofbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Fiquei um pouco perdida no enredo, acho que como vc qndo lendo. kkkkk É que realmente parece ser simples, mas vc disse que ñ é ... então terei de ler pra saber.

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Nossa o livro tinha tudo pra ser bom né ?? Pena que no final das contas ficou confuso. Pior coisa é quando a gente lê informações de mais e não entende nada...

    Bjs

    ResponderExcluir