06/05/2012

Resenha: Um Mundo Brilhante

Um Mundo Brilhante, de T. Greenwood
Páginas: 336
Editora: Novo Conceito
Acho que este é o livro mais humano e próximo a realidade que eu já li. Meus sentimentos mudaram durante todo o livro quanto a todos os personagens principais. Eu sei que este é um do tipo ame ou odeie, como percebi lendo várias resenhas dele. Por isso quando comecei a lê-lo eu não sabia muito bem o que esperar e foi bom eu não ter esperado nada, porque eu me surpreendi ao mesmo tempo que me decepcionei, mas não foi uma decepção ruim, foi boa, realmente boa, eu adorei a experiência de ler um livro com personagens reais, como eu já disse... HUMANOS. T. Greenwood construiu personagens baseados no verdadeiro ser humano. E isso é raro hoje em dia.

Em uma manhã como outra qualquer, Ben Bailey encontra um garoto navajo praticamente morto em frente a sua casa, o sangue estampado na neve fria. Poderia ser apenas mais um caso de morte de índios que não se dão bem com bebida alcoólica, mas este é diferente e Ben sabe disso. Bailey não consegue deixar de lado a história do navajo Ricky Begay e acaba se envolvendo amorosamente com a irmã dele, Shadi Begay. Mas Ben já é noivo de Sara, mesmo que o relacionamento deles não esteja bom, Sara o ama e ele tem carinho por ela, fazendo com que a situação fique difícil para Ben.

No meio da procura pelos verdadeiros responsáveis pela morte de Ricky, somos levados para a complicada vida de Ben, seu passado e seu presente. Apesar do que vi em praticamente todas as resenhas que eu li, eu não achei Sara uma pessoa irritante. A maioria tem se revoltado com a personagem e deram razão a Ben pela traição, mas eu acho que tudo neste livro tem uma explicação. Sara se tornou infeliz ao lado de Ben por causa dele mesmo e isso é mencionado no livro, ela sempre foi uma pessoa feliz, mas ele a decepcionou e ninguém é de ferro a ponto de aguentar isso certo? As pessoas se acostumaram com as heroínas que aguentam as decepções dos seus amados.

Eu senti que esta é uma história que poderia ter acontecido com meu vizinho, ou com alguém que eu esbarrasse na rua. E foi por isso que eu gostei do livro, porque apesar do fato de eu ter odiado Ben e todas as situações da história, eu entendi a mensagem que a autora quis passar. A escrita da Tammy é perfeita, ela usa alguns métodos nas horas certas, para sentirmos a confusão do personagem. Eu só demorei pra ler esse livro por falta de tempo porque ele me prendeu, principalmente porque os capítulos são curtos tornando o vício de 'só até o próximo capítulo' ainda maior.

Se você quer ler um livro para fugir da realidade, então não leia, mas se você está cansado de ficções que mais parecem um conto de fadas e quer um break... aposte em Um Mundo Brilhante.

35 comentários:

  1. Oi, ainda não li este livro, pois não tive oportunidade, gostei muito da sua resenha, bom, eu ja não sei se vou amar ou odiar, vou esperar para ver!!

    beijoss
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Li algumas resenhas desse livro também, e é como você disse, ame ou odeio, muita gente odiou o Ben e por isso talvez tenha odiado a estória, outras amaram, se emocionaram, enfim. Tenho curiosidade e muita em ler Um mundo brilhante, legal na sua resenha foi você ter descrito um livro com personagens reais, com uma história realista, e por mais que eu goste de livros com temas sobrenaturais, eu também gosto de livros com temas realistas ou personagens mais humanos.
    Amei Ágata, espero poder ler esse livro ainda esse ano, mesmo minha lista de desejados sendo imensa. rs

    Beijos ><
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. om saber que esse é um bom livro para quem está fugindo das ficções e fantasias. estou terminando Cidade de vidro e é exatamente disso que preciso: um pouco de realidade. Adorei a resenha, Ágata!


    Beijokas,
    Gislaine
    {Atualizado: http://jeito-inedito.blogspot.com}

    ResponderExcluir
  4. Eu li várias resenhas desse livro e ainda não me decidi se quero ou não ler, por que apesar de gostar de personagens reais, eu fico com muita raiva de personagens que fazem coisas idiotas.

    Beijos
    sobremimemeumundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não sei exatamente o que esperar desse livro, já li tanto resenhas positivas como negativas... Como você disse, é uma relação de amor e ódio hahah.
    Adorei a resenha, achei ela muito sincera e pessoal. Não tenho certeza se entendi a parte de que os personagens são humanos, mas ok hahaha Acho que quando eu ler vou entender.
    Fiquei mais ansiosa pra ler, pra saber o que vou achar =)

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  6. Esse não é o tipo de livro que eu geralmente procuro pra ler, mas até que a maneira como você construiu a resenha me deixou curiosa. Mesmo com os pequenos spoilers, hehe, pode ser que eu venha a ler "Um Mundo Brilhante" mais pra frente. =*

    ResponderExcluir
  7. Estou até com receio de dizer isso, mas sério, eu não lembro de ter lido resenhas desse livro e isso é estranho, pois lembro de ter visto muitos blogs falando sobre o livro quando receberam da editora, mas provavelmente nenhuma resenha foi interessante o bastante para eu me lembrar ou simplesmente sou desmemoriada.
    Enfim, fiquei curiosa ao saber que é um livro que trata os personagens como... humanos! É claro que eu gosto daqueles personagens idealizados ou mesmo os que representam os extremos, mas as vezes sinto falta de histórias mais reais, mais convincentes, sei lá.
    Quanto a traição, eu não entendo as pessoas, sério. Entendo que as pessoas queiram jogar a culpa no outro, afinal, é mais fácil, certo? Mas isso não faz o menor sentido! A partir do momento que se tem um relacionamento, é necessário duas pessoas e se essa relação não dá certo, ambos tem culpa. Isso não é lógico? E sim, abomino quem trai, mas ainda assim uma traição não faz com que o traído seja santo, né.
    Sinceramente, eu viajo nos comentários, né. O que isso tem a ver com a sua resenha, aliás? hahahahah
    Voltando a ela, eu pretendo ler esse livro quando eu tiver tempo e assim como você, eu não espero nada dele e é tão bom ler um livro sem esperar nada :)
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Não sei se você já falou aqui da série New Girl que eu comecei a ver, já deixei claro que não é o estilo de séries que eu curto, mas não tinha nada pra fazer e era o que estava passando na tv, decidi dar uma chance já que era só meia horinha e me apaixonei. Já tinha visto falar desse livro, achei realmente muito bom!
    Beijos
    blogloucamistura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. aaah, esse eu já li, é realmente muito bom, super indico também!


    http://fugindodarotina.com

    ResponderExcluir
  10. eu comprei esse livro sem ler resenha alguma antes, então não sabia dessa questão de "ame ou odeie", mas ainda bem que eu ameeei!

    ResponderExcluir
  11. Eu achei essa capa tão linda quando vi de perto, ela é toda brilhosa gente, amei. Dei umas folheadas no livro mas não me interessei muito não, porém ainda continuo com vontade ler...

    Beijos ;)
    Mih - Cheirolivros.com

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde :)
    Este livro eu quero ler *-*
    Li muitas resenhas e digo que a maioria que li foi negativas mas eu quero ler e ter minha opinião sabe?

    Beijos e cuide-se

    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  13. Um mundo brilhante pelo que entendi reflete uma realidade que pode estar acontecendo e pela resenha já fiquei bem encantada, é a primeira que leio re-saltando os pontos negativos como algo até que positivo, e isso me deu ainda mais certeza de ler esse livro!

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  14. Isso realmente é fascinante.
    Essa sensação que o livro te despertou parece ter te inundado *-*
    é muito bom ver isso

    Tem post novo lá, deixa um comment?
    www.luliskd.blogspot.com

    Se já segue, obrigado, mas se ainda não segue, dá uma seguida =D

    valeeeeeeeu

    ResponderExcluir
  15. Curti tua resenha XD E também acho isso, as pessoas se acostumaram com mocinhas super bobonas, que aceitam tudo que os amados fazem de ruim. Acho que vou curtir ler este livro
    Teu blog é muito legal, tô seguindo já

    Beijão
    Bruna Reis
    http://desbravandohistorias.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oh Gosh, esse perfil acima de Química sou eu, esqueci de sair da conta do e-mail da minha turma, hahahaha! Mil perdões. Mas enfim... Sobre o post:

    Esse é um livro que em breve terei em mãos e estou super ansiosa para ler! Foi bom ter lido essa resenha, só o fato de você reforçar o quão "humanos" os personagens são, me fez criar um gosto por ele desde já! rs
    Adorei saber o quanto vc gostou do livro, a resenha está ótimaaaa!

    Beijosss!

    http://tempestade-de-estrelas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Fiquei com muita vontade de ler!
    Parace maravilhoso =)

    http://4demarco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Ganhei esse livro recentemente e não vejo a hora de lê-lo, se tiver alguma folga da faculdade rs.
    Pelas resenhas que já li, só elogios.
    Promoção DUPLA lá no blog!
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Oi Ágata!

    Gostei da resenha!
    Concordo sobre o fato de O mundo brilhante ser um livro especialmente humano e real. Mas tenho a impressão que você gostou mais do livro do que eu. Eu também vi o povo comentando que Sara é irritante e também não achei nada disso. Coitada poxa, ela não tinha culpa de nada. Irritante ao extremo na minha opinião foi Ben kkk.
    beijo flor!
    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    Um beijoo
    Bre

    ResponderExcluir
  20. amei a resenha, é o enredo é ótimo parece prender o leitor no inicio ao fim :)
    vou coloca-lo na minha lista de livros que vou quero ler
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. adooorei essa resenha, ficou ótima, muito bem escrita, parabéns :) bom se eu ler esse livro com certeza vou adorar, gosto dos dois gêneros (ficção ou "realidade" , existe esse genero realidade?rsrs) enfim, mas sempre achei q o livro fosse legal, até pensar que havia me enganado com algumas resenhas que li... enfim... acho que arrisco!

    http://help-adolecentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Apenas o título, já chama bastante atenção :D ultimamente contos de fadas andam enchendo o saco. Vou dar um jeito de ler esse, gostei :D

    http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Adoro resenhas de livros desconhecidos. As vezes a gente fica preso nos clássicos né? É bom variar!

    ResponderExcluir
  24. Realmente, pelas resenhas que eu tenho lido desse livro, ele realmente é do tipo ame ou odeie, o que me faz não sentir vontade nenhuma de ler.

    Concordo com você, as pessoas estão acostumadas com as mocinhas que sofrem e aguentam tudo, seria essa uma fase pós Bella?

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  25. Adoro livros com histórias ''reais''

    @littlepistols
    http://portifoliodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Eu ainda não li esse livro, mas como você, percebi que as pessoas tem uma relação de amor e ódio com ele.. assim como você, não estou criando tantas expectativas assim o livro, exatamente para quem sabe me surpreender com ele.

    Beijos!!
    http://livrosnacabeca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Adorei a sua resenha *-* Fiquei com vontade de ler este livro porque você disse que ele é bem humano e realista e eu estou louca para ler algum livro assim. Apesar de gostar de personagens reais, eles tendem a me irritar muito kk, mas ainda assim quero muito ler este livro.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Adoro livros desse tipo, enfim ... me interessei muito !
    ~
    Beijos ;*
    http://blogthelifeofgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Estou louca pra ler esse livre (: me parece ser ótimo
    amei a sua resenha

    Beijos,
    Marinah | marinahgattuso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Que legal essa resenha, eu não conhecia esse livro, mas já amei.

    Beijos; @Raah_Castroo
    www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Um livro humano
    Amei o que você disse, e gostei da sua resenha..

    Leio bastante negativa.. a sua me animou

    Tem umas promoções no ar, se quiser participar...
    Bom final de terça
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  32. Como você disse tem gente que ama e tem gente que odeia, eu tbm não sei o que esperar pois todo mundo tem uma opinião.

    Adoreiii a resenha super legal.

    Bjs

    ResponderExcluir
  33. Não curti muito esse livro mas não foi por causa das garotas que se mostraram mulheres fortes e que sabem exatamente o que querem da vida. Não gostei por causa do Ben e da sua fraqueza de caráter, eu sei que é um livro muito humano e tudo mais, mas ele poderia ter tomado pulso com relação a vida dele e tomado melhores decisões.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  34. Esse é o tipo de livro que eu estava procurando, com pessoas de verdade. Acho até legal de vez em quando ler uns chic-lits pra descontrair, eles servem pra auto ajuda quando as coisas não vão bem.... Mas um pouquinho do mundo real não faz mal à ninguém né!

    Beijos

    http://anonimatodacriatividade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Ei Ágata!

    Meu Deus, quanto tempo! Estou mais uma vez atolada com a escola, mas assim que eu tiver um tempinho sempre passarei por aqui. Como amanhã não tem aula, vou aproveitar *-*
    Então, a capa do livro é linda. E talvez ele seja bom para fugir dessa coisa de fantasia. Mas no momento eu não estou na vibe de ler algo assim. Acho que é no estilo de "O guardião de memórias", já leu? É um livro bem real e bonito, e eu odiei o personagem "principal" também u.u kkkkkkk

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir