10/06/2012

O Escaravelho de Ouro e outras histórias

O Escaravelho de Ouro e outras histórias, de Edgar Allan Poe
Páginas: 128
Editora: Ática
Este é um dos livros que contêm alguns contos do mestre Edgar Allan Poe, autor pelo qual tenho grande admiração desde muito nova. Ele é um gênio, não só do terror mas também de outros gêneros, sendo versátil a cada nova história e com esta compilação podemos perceber bem isto. Ainda vou postar resenha de outro livro com um número maior de contos do autor, mas que contém estes também, por isso, para a resenha do próximo não ficar enorme, colocarei links para estes contos resenhados. 

- O Escaravelho de Ouro é uma das histórias que mostra a inteligência de Edgar. Um suspense policial com direito a enigmas e tesouros de piratas. Trazendo o personagem principal Legrand que ao encontrar um besouro todo feito de ouro começa a mostrar-se um pouco fora de si. Usando suas habilidades cientificas e matemáticas ele desvenda um grande segredo.

- O Barril de Amontillado não foi um conto que tenha me agradado muito, tratando-se de uma história de vingança, não vi muita graça, não me arrepiou os cabelos, mas foi bem construída, como tudo vindo de Poe.

- Conversa Com Uma Múmia, é a que eu tenho grande admiração, mostrando um trabalho mais sarcástico do autor, esta história engenhosa é sobre uma múmia que acaba sendo ressuscitada por um grupo de cientistas, assim tendo uma conversa com eles. Nesta história Edgar nos aponta como o povo egípcio em sua época antiga tinha melhores estruturas do que as nossas hoje em dia. Terminando de modo muito engraçado e me deixando muito pensativa, esta se tornou uma das minhas obras preferidas do autor.

- Manuscrito Encontrado Numa Garrafa é cercado de mistérios, a narração é exatamente o que está escrito neste manuscrito, é um homem narrando uma aventura que poderia fazer parte do filme Piratas do Caribe, mas que talvez seja apenas um delírio de sua cabeça. Com direito a tempestades, redemoinhos e arrepios de medo, esta é um pouco arrepiante.

- O Gato Negro é um dos primeiros contos do autor que eu tive contato, também o que me fez ficar maravilhada com sua geniosidade. Foi boa a experiência de relê-lo depois de tantos anos. Posso dizer que este me arrepia mesmo, não aconselho ler a noite, antes de dormir. HAHA! O personagem principal é apaixonado por animais desde pequeno, mas depois de muito tempo, devido ao álcool, o seu temperamento muda, o deixando violento e paranóico. Se tornando uma pessoa diferente ele passa a odiar os bichos de estimação e a maltratá-los... e a partir daí muitas coisas misteriosas e horripilantes acontecem.

- A Máscara da Morte Escarlate para mim é cheia de significados obscuros que podem ser percebidos facilmente pelo leitor. Não se deve brincar ou gozar da vida e ignorar o seu redor. Quando li este conto o vi logo como um filme e na verdade o filme existe e é protagonizado por Vincent Price.

- A Queda da Casa de Usher é um conto que continua vivo em minha mente e que me aterroriza quando penso nele. Mostrando sua habilidade com o terror, Edgar escreveu uma história sobre uma casa que parece estar viva para o seu morador, que sofre de uma doença de pânico, talvez. O que sei é que não leio esta história a noite de jeito nenhum.

24 comentários:

  1. Conheço só o Escaravelho de Ouro, e acho a história incrível! Quero relê-la para pegar os detalhes.
    Lembro que uma vez uma professora de português nos fez ler alguns contos, quando éramos mais novos, e alguns ficaram traumatizados. Conhece um no qual um cara é enterrado vivo? ;P

    Beijos!
    Miriam - Booker Queen!

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada dele, acredita? Eu adoro livro com várias histórias, então provavelmente vou querer ler sim! *-*

    Beijos,
    Caroline, do http//criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu amo livros de terror, teno lido mito Stephen King, ainda não li nada do Edgar, mas sei que deve ser fantástico, o cara tem nome e pelo que sei, suas histórias servem de inspiração para muitos escritores.

    Fiquei curiosa, vou procurar algo dele pra ler.

    Beijinhos.

    www.chatadoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Boa noite :)
    Eu nunca li nada do Allan Poe :O
    Mas dizem que ele é "foda" *-*
    Meus parabéns pelo post :)

    Beijos e cuide-se

    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  5. O único conto do Poe que tive a oportunidade de ler foi O Gato Negro e eu sinceramente amei o conto. Desde então MORRO DE VONTADE de ler mais Edgar Allan Poe kkk. Adorei a resenha, aumentou ainda mais a minha vontade de ler os contos do Edgar Allan Poe.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie Ágata!

    Sempre tive curiosidade de ler algo do Allan Poe, mas como os estilo dele não é o meu favorito sempre acabo deixando de lado. Não são muito fã de contos, mas os dele sempre me pareceram interessantes. Quem sabe mais para frente em pegue um destes que você citou para ler?

    bjus ;***

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  7. Ei Ágata!

    Não li nada do autor ainda, mas pelos seus resumos, eu iria a-do-rar! Gosto de contos quando estou muito atarefada e não posso ler um livro enorme... E contos com esse quê de mistério e terror, são a minha cara! Eu fico morrendo de medo depois, mas quem se importa? rs

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  8. Li muito Poe quando adolescente, agora du meio que uma saudade dos seus escritos. Depois dele conheci o HP Lovecraft, se não o conhece te recomendo ;) é um dos grandes autores do gênero - e sempre me fez gelar até os ossos, em especial o "O Caso de Charles Dexter Ward". Muito bom.

    Dois abraços.

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi falar do autor mais nunca li nada, tenho muita curiosidade, pois eu lembro que meu Tio tinha alguns livros dele, mais quando eu fui atras para pegar pra ler, ele tinha desfeito dos livro :(
    Mais um dia e tiro essa curiosidade ^^
    Beijos
    bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  10. Nossa, quero MUITO ler, sério mesmo. Esses dias fui ao cinema ver o filme O Corvo, uma ficção baseada nos últimos e misteriosos dias de Poe, e me deu saudades. Vou ler esse ^^


    Beijão querida
    Bruna Reis
    http://desbravandohistorias.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu não sou muito fã de contos de terror, mas abro algumas exceções. Com esses vários elogios que você fez, não é difícil ficar curiosa, e adoro histórias inteligentes e com toques sarcásticos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. não sei onde você encontra tantos livros diferentes assim!:D
    gosto bastante de suspense policial, mas normalmente fico com medo de ler IHASHIOAS

    ResponderExcluir
  13. Edgar Allan Poe arrasa!
    Você me deixou doida para ler o livro!! :D

    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Agora é fato: eu nunca cumpro o que eu digo! hahahahaha

    Sério, perdi a conta de quantas vezes disse pra mim mesma que ia ler algo do Edgar, coloquei nas minhas metas e tudo e até hoje nada!!

    Vou ter que comprar algo dele pra conseguir cumprir com a palavra! rs
    Ele tem o estilo que eu gosto, é citado por tudo e todos e ainda assim eu não tomei atitude de uma verdadeira leitora! =/ rs Mas isso esta prestes a mudar! Vou comprar um dos livros dele na minha proxima compra, quero nem saber!!

    ps. não sou muito de livros de contos.. sempre fico querendo mais (acho que essa é a intenção dos conto), me estressa quando eu to mais gostando da história ela simplesmente acaba! =/

    Beijão, Ágata, querida! Muito obrigada por se inscrever no sorteio! =]

    ResponderExcluir
  15. Eu ando com pé atrás com essa coisa de contos, sempre gosto de alguns e outros quase odeio...rs

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  16. Oi Ágata!
    Edgar Allan Poe *-*
    Não conhecia essa coletânea, mas já quero ter/ler.
    Fiquei curiosa para ler O Gato Preto, é uma história bem famosa dele, mas nunca li. Só espero que o cara que maltrata os bichinhos se ferre no final ¬¬ Não gosto de gente que maltrata animais!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  17. O escaravelho de ouro, parece ser uma história bem famosa!. Já vi alguns filmes e animações que retratam o escaravelho, mas nunca pensei em ler o livro!...

    http://acessopermitidoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Algo me diz que já li esse livro, mais por causa do conto Ogato. Me lembro bem, foi um dos melhores que li. E.A. Poe é ótimo *o*
    Beijo.

    http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. eu sou louca com os contos de Edgar Allan Poe, na minha adolescência "o corvo" era livro de cabeceira. Fazia tempo que não via nada sobre ele e foi uma surpresa boa ver alguém falar dele por aqui, amei.

    beijos!

    ResponderExcluir
  20. Adorei este livro.
    De arrepiar.
    Agora entendi o clima de leituras que você anda.
    Menina este livro é excelente.

    Parabéns.


    Bjos
    Cida
    http://www.moonlightbooks.net/

    ResponderExcluir
  21. Poe realmente é brilhante. Não gosto muito de livros que trazem vários pequenos contos (lembro inclusive de alguns livros da Agatha Christie que são nesse mesmo padrão), mas fiquei muito entusiasmada com o que você nos ofertou. Amei mesmo... vou procurar mais sobre seus contos para ler.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oii
    Já li "O gato negro" e fiquei fascinada com a estória! Edgar Allan Poe é realmente brilhante. Entre os contos que você citou, só não me interessei por O Barril de Amontillado. Fiquei bem curiosa para ler os outros!
    Beijos,
    Gaby
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oiee!
    Sou louco pra ler os contos do Edgar, o único que li foi 'O Barril de Amontillado' e não gostei, mas pretendo ler outros contos dele depois da sua resenha. :)

    Beijos, Muel
    http://theworldofbooks7.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. poe e de mais quem nao o conhece nao sabe o que ta perdendo

    ResponderExcluir