El Cid, de Inge Ott
Páginas: 272 páginas
Editora: Antroposófica
Este livro é a história de famoso Rodrigo Díaz de Vivar, conhecido como El Cid ou o Campeador. Você pode encontrá-lo nos livros de história da Espanha ou em livros de lendas. Pois é. Este personagem é real e irreal, pois a partir de sua história original foram criadas lendas de seus grandes feitos. No livro escrito pelo autor Inge Ott nós conhecemos a grande figura desse guerreiro através de uma narrativa que no começo engana, mas que conquista no final das contas.
Rodrigo Díaz de Vivar viveu no século XI, na época da Hispânia e haviam muitas disputas pelas terras. Quando o Rei Fernando I faleceu, o reino foi dividido entre seus cinco filhos, Sancho, Alfonso, Urraca, Garcia e Elvira. Rodrigo se torna o leal cavaleiro do príncipe Sancho, sendo assim nomeado como Alferes do reino. Sancho, querendo restabelecer a união das divisões, para que a Hispânia ficasse como era quando seu pai era vivo, passa a lutar contra seu irmão Alfonso. Com Rodrigo Díaz de Vivar a seu lado, ele só poderia ter a vitória, pois Rodrigo, depois de vencer um outro alferes, ganhou o titulo de Campeador e logo após passou a ser chamado de El Cid.
Acho que só o que posso contar sobre a história é isto, pois se você for ler o livro, vai ser muito mais prazeroso contar com o elemento surpresa. Eu, pessoalmente, não sabia nada sobre o El Cid e adorei ler cada capítulo sem saber o que esperar. É com certeza melhor do que ler um livro de história. Se todos os elementos do passado tivessem um livro como este para nos mostrar mais ou menos como tudo ocorreu, penso que o aprendizado seria dez vezes mais divertido e fácil de compreender. Confesso que no começo do livro, senti grande dificuldade, porque a narrativa parecia meio entrecortada, mas não sei se por me acostumar ou por a narrativa realmente mudar ao decorrer do livro, tudo ficou mais interessante.
El Cid é um personagem incrível e eu pude visualizar todos os acontecimentos como um filme. As conspirações e tramóias fazem jus ao que reconhecemos na história. O livro contém capítulos curtos e outros longos. Contém também cartas dos personagens, canções e escritos dos cronistas da época, apesar de não serem os documentos oficiais, isso trouxe uma proximidade incrível com o passado e me fez entender todo o mundo daquela época.
Eu super aconselho esse livro para quem se interessa, assim como eu, pela história verdadeira. E antes que eu me esqueça... mil desculpas pela demora dos posts, mas estou organizando melhor meu tempo e estou produzindo posts para deixar tudo prontinho, para durante a semana não ficar desatualizado :) Obrigada pela compreensão, beijinhos.
Ágata!
ResponderExcluirLivros históricos são sempre bem interessantes. A história do El Cid rompeu as barreiras do tempo e trouxe uma Espanha divida. Parabéns por sua visão!
Receber sua visita no blog é momento de esplendor, obrigada! Retribuo o carinho e a atenção!
Vim desejar alegria, felicidade e muito amor no coração!! Um mes carregadinho de boas energias e sucesso!
“Crer, é tornar possível o impossível.”
Carinho não tem preço, doe-se.
Blogueiras Unidas 1275!
Luz e paz!
Cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/
Ágata. gosto muito deste tipo de livro, são sempre fascinantes, ainda mais quando o ral e o imaginário popular se fundem. Muito bom ;)
ResponderExcluirTambém passei pra avisar que sua resenha já foi publicada lá no blog. Muito obrgado ;)
Beijos.
Oi Ágata!
ResponderExcluirÉ sempre bom aprender história através de um bom livro. Eu gosto desse tipo de livro, então fiquei interessada.
Comentando algo nada a ver agora, suas resenhas me estimularam a começar a ler os contos do Edgar Allan Poe. *-* Não comecei a ler ainda, então depois conto mais lá no blog.
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Parece ser bem legal :D
ResponderExcluirfarryteen.blogspot.com
Já ouvi falar desse "El Cid", mas não lembro onde e nem o que falaram sobre ele. Nunca tinha ouvido falar do livro, mas fiquei curiosa. Acho muito legal quando os livros nos ensinam alguma coisa sobre história.
ResponderExcluirTeve uma época que eu comecei a pesquisar mais sobre a 1ª e a 2ª guerra mundial por ter sido pano de fundo de alguns livros que li e hoje eu adoro o assunto, além de ter aprendido bastante! heheheh
Nem percebi que você está demorando para atualizar o blog, sempre que venho aqui tem post novo =x heheh
Olha, estou tentando não ir tão fundo nesse assunto de valores de livros, pois também acho um absurdo. Pior ainda sobre os ebooks, tanto é que não sou contra quem disponibiliza e lê sem pagar nada =xxxx hahaahhahahaahha E sim, também sinto vergonha quando falam que querem incentivar a leitura e vendem livros super caros. Muita gente mal tem dinheiro para comer, quanto mais para comprar livro.
Parece se uma fantástica história, nunca li nenhum livro que contava o século XI!!
ResponderExcluirVerdadeiras Amizades.
Acesso Permitido.
Tribunal de Deus.
Projeto Discipulando.
Não conhecia o livro, parece ser muito bom ^^
ResponderExcluirAdoorei a resenha ^^
Beijos
Bruna
Livros de Cabeceira
Já conhecia o livro, apesar de que eu não lembrava muito bem a historia.
ResponderExcluirGostei da resenha (=
Beijos,
Marinah | Blog Marinah Gattuso
Cheguei aqui através do blog do Luciano e fui recebida logo por quem!?!? El Cid, um personagem histórico que anseio conhecer. Eu sou desconfiada com literatura que trata de história, mas confesso que esses livros são uma ótima forma de conhecer personagens e fatos de maneira leve e divertida, para quem gosta de ler é como aprender brincando!
ResponderExcluirEsse nome não me é estranho! Não é o tipo de literatura que eu gosto, mas porque não ler? Ótima dica! rs
ResponderExcluirBeijos,
Caroline, do http//criticandoporai.blogspot.com
Ágata :)
ResponderExcluirComo vai?
Tinha uma professora que indicou este livro ms não cheguei a ler :O
Adorei a dica :)
Beijos e cuide-se
Tenha uma excelente semana
oi querida,
ResponderExcluirótima resenha. Não faz muito o meu gênero, mas ainda assim parece ser um bom livro.
boa semana
;*
dudsparrow.blogspot.com
desde que eu conheci seu blog, admiro muito sua capacidade de ler tantos livros assim em pouco tempo. eu nunca consigo por causa da faculdade, mas agora que estou de férias, voltei a ler *-*
ResponderExcluireu gosto muito quando os livros tem cartas assim, acho que fica ainda mais emocionante!
Eu adoro historia, filosofia, sociologia, na escola todo mundo me acha louca, mais eu adoro! Sei la, acho que o povo de antigamente tem muito que ensinar pra gente, mesmo a gente parecendo mas esperto que eles hoje me dia! mas confesso que as vezes, principalmente na aula de historia fica chato, pq tem o texto enorme, mas enorme que a bíblia -QQN e geralmente é aqueles texto que vc lê, lê e lê e no final fica: WTF? isso que é charo :C mas adorei a dica viu? quem sabe se eu encontrar ele no sebo (que é aonde eu mais compro livros) eu não leio né hehe
ResponderExcluire desculpa a demora pra vir aqui, na verdade eu ja tinha vindo mas fiquei com preguiça de ler o post e como eu nunca comento sem ler um post eu não comentei :T enfim, bjs
http://rascunhosdasuuka.com
Eu amo história, ma confesso que não gosto muito de ler em livros escolares (esqueci o nome do livro)as vezes é meio chato e quando a história é contada assim de uma forma divertida é bem melhor ! quem sabe não encontro em uma livraria e compro.
ResponderExcluirRelembrando Sonhos
Nunca tinha ouvido falar dele. Acho que eu me atreveria a ler, seria um desafio :)
ResponderExcluirhttp://help-adolecentro.blogspot.com.br/
História sempre foi uma das minhas matérias preferidas, pedia apenas para Literatura e Português, mesmo as vezes me entediando aqueles textos enormes e até meio chatos rs
ResponderExcluirAdorei hihi'
Beeeijo.
http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/
não conhecia este livro, e achei bem legal, eu gostava de história mais nunca fui muito de ler livros na minha época,..
ResponderExcluirbeijos
http://dailyofbooks.blogspot.com.br/
Hey, não conhecia o livro nem o autor, interessante a estória e ainda mais por ter elementos reais nela ><
ResponderExcluirBeijos
Meu outro lado
Oi!
ResponderExcluirNão conhecia o livro e nem o autor. E não fiquei muito interessado na história. Talvez eu não curta.
Abraço!
"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.com
Me interessei e muitoooo! Adoroo, mas confesso que não conhecia. Quero ler. Obrigada pela dica,flor.Beijocas!
ResponderExcluirhttp://palomaviricio.blogspot.com.br
parece ser muito bom o livro ^^ vou ver se leio
ResponderExcluirseguindo aqui, se puder passa no meu blog
http://garotoonerd.blogspot.com.br
Parece ser ótimo o livro tentarei ler! Beijinhos
ResponderExcluirhttp://www.wefoundmoda.com/
Concordo contigo, se houvesse um livro para cada coisa de história, seria mil vezes mais fácil aprender. Parece ser interessante, adoro lendas dessa época. Acho que deve valer muito a pena ler.
ResponderExcluirThoughts-little-princess.blogspot.com
Nunca ouvi falar, mas achei interessantíssimo, apesar de não gostar muito desse tipo de história! Bela resenha!
ResponderExcluirUm beijão e ótima semana!
Estou aqui para divugar o meu blog, nele você encontrara dicas entre outras coisas relacionadas com a arte eos desenhos.
ResponderExcluirhttp://artesdalulu.zip.net/
O El Cid pode ser considerado um Chuck Norris então, né? HASHAUSHA Por causa do fato de fazerem várias lendas com a pessoa real. Poxa, me imagino sendo uma lenda também... ASASUHAUSHA
ResponderExcluirEnfim, esse parece ser um livro épico bem legal de ser lido! E eu nem preciso dizer que eu adoro livros épicos, não é mesmo?
Um beijo,
Luara - Estante Vertical
Apesar de eu não ler livros históricos, eu tenho muito interesse em lê-los. E eu achei esse livro muito interessante, e eu não o conhecia, mas vou tentar procura-lo para ler. Ótima resenha, adorei a dica.
ResponderExcluirBeijos.
http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirNão conhecia este livro, mas fiquei interessada. Lendo o que você escreveu é quase impossível não comparar com a história do Rei Arthur, pois tem um enredo parecido com esse e também é uma lenda, não sabe-se ao certo o que aconteceu e qual a origem dela. Eu gosto disso!
O El Cid é quase um Rei Arthur hispânico, hahahaha.
Ótima indicação, gostei mesmo!
Bjins
www.dicasoutravessuras.blogspot.com
Não conhecia esse livro Ágata!!
ResponderExcluirVou anotar a dica =)
http://4demarco.blogspot.com.br
Tb nunca havia ouvido falar desse livro, mas pelo ano que deve ter sido lançado minha mãe deve ter lido rs.
ResponderExcluirParece ser bem interessante.
Anotando pra ler algum dia.
Nova Resenha - Branca de Neve e o Caçador. Passa lá!
manuscritodecabeceira.blogspot.com
Bjs.
Oi querida!
ResponderExcluirSenti sua falta nestes dias.
Li este livro faz um tempo, mas é muito bom, não é novo, mas vale a pena.
Adore esta resenha de um livro tão pouco divulgado, mas de grande qualidade.
Bjos!
Cida
http://www.moonlightbooks.net
Também não conhecia El Cid e olha que deveria conhecer pois estudei espanhol por um tempo. Gosto de lendas e estórias antigas, anotado aqui esse livro e com certeza se tiver a oportunidade lerei sim.
ResponderExcluir*Divulgar livros diferentes é o que há. ;)
Bjus, @dnisin
http://diamanteliterario.blogspot.com.br/
Ei Ágata!
ResponderExcluirFinalmente estou com minha internet de volta *-* rs
Acho bacana esse jeito de conhecer história...Sabe, lendo um livro que tenha uma história bacana e que faça a gente ter vontade de saber mais! Realmente não tem jeito melhor de aprender! Fiquei curiosa para conhecer mais sobre El Cid ;)
Bjoos'
Lets