28/10/2012

#4 Desventuras em Série: Serraria Baixo Astral

#4 Serraria Baixo Astral, Lemony Snicket
Páginas: 176
Editora: Companhia das Letras
Quando comecei a leitura deste livro, eu esperava encontrar a mesma condução da estória do que os dois anteriores, como mencionei na resenha do 3º volume da série, mas dessa vez foi diferente, pra começo de conversa, o inicio do livro tinha uma descrição incrível do novo lugar de morada dos Baudelaire, uma narração que não me lembro de ter lido nos últimos livros, algo mais detalhado, que me trouxe a sensação de estar na pele dos três irmãos desafortunados. A partir dai já fiquei bem animada para a leitura, pois me pareceu que o autor teve um amadurecimento em seu modo de escrita e eu adoro ver autores amadurecendo a ideia e largando alguns estilos antigos, mas infelizmente percebi um vício até a metade da obra que me incomodou bastante, a todo momento Lemony escrevia uma cena em que constava uma frase parecida com esta “Fulano andou, seus pés levantando poeira”, essa repetição me deixou meio desgostosa, o Snicket tinha criatividade suficiente para usar outra frase no lugar. 

No 4º livro das Desventuras em Série, os irmãos Baudelaire vão morar com o Senhor, um homem que tem a cabeça sempre coberta pela nuvem de fumaça e que obriga as crianças a trabalharem na Serraria Alto-Astral, sem almoço e um jantar ruim, além de deixa-los dormindo em uma beliche, junto com os outros funcionários da serraria. As crianças desafortunadas estão atentas desta vez, sempre de olho para qualquer sinal do Conde Olaf, mas dessa vez parece que ele não está em lugar algum e mesmo assim as crianças estão sofrendo, só que na mão do novo tutor maldoso e do capataz Flacutono

Este não é o meu volume preferido, na verdade, até agora, o é o que conquistou o meu coração, mas confesso que até agora este livro foi o que mais me deixou aflita. Ler sobre as situações que os Baudelaire se encontravam e ainda por cima sem sinal do Conde Olaf só meu deixou ansiosa e por isso devorei o livro rapidinho (em algumas horas, pra ser específica). Toda vez que eu pensava que tal pessoa era o Conde Olaf disfarçado eu me decepcionava com a notícia de que não era. A demora para que ele aparecesse (porque uma hora ele tem de aparecer né?) foi recheada de páginas virando em alta velocidade e meus olhos dançando freneticamente pelos parágrafos. 

De certa forma eu comecei a perceber algo que me incomodavam durante a leitura, mas eu não sabia bem identificar o que, talvez a repetição de muitas coisas e este ser apenas o 4º livro, mas estou esperançosa de que Lemony me surpreenda na sequência. Mesmo com alguns itens negativos na leitura, eu continuo amando os Baudelaire e eles já são muito especiais pra mim, como continuo dizendo em todas as resenhas e vocês já estão cansados de saber. :)

31 comentários:

  1. Oi, ficou lindo aqui!
    Então, eu gosto bastante do autor, e da forma como ele narra a história, como um personagem integrante, só que, os quatro primeiros volumes são repetitivos, eu gosto, mas, chega uma hora que enjoa.
    Eu to lendo o quinto livro e bem, to na metade, e apesar de achar que não vai ter uma mudança muito diferente dos primeiros quatro volumes, acho que tem uma diferença bem significativa na historia.
    Ouvi por aí que a história vai mudando e tem mais mistérios que aparecem em outros volumes.

    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Pela sua resenha penso que talvez o dono da serraria seja o "novo conde Olaf" da história não? Pelo jeito como ele trata as crianças, nunca li nenhum livro dessa série até agora, mas parecem ser uma boa diversão.

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Preciso ler desventuras em série, quantos livros são?

    @littlepistols
    http://mustachesandcats.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ágata, acho que esse é o problema de uma série muito longa, se o autor não souber criar muito, acaba ficando uma história repetitiva e cansativa ;~
    Eu tenho vontade de ler essa série, apesar de não ser nada que me deixe louca de curiosidade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Carambaaa eu preciso ler essa série. Você sabe se vende o box com todos os livros? Parece ser bem legal e como já disse anteriormente, eu adorei o filme.
    Ah, só pra avisar que no próximo dia 01 de novembro vai ter uma surpresinha pra você lá no I Simply. rsrs
    Beijos minha Flor.

    ResponderExcluir
  6. Ah me mata de inveja ,-, eu louca pra ler essa série e não encontro nas livrarias por aqui.

    ResponderExcluir
  7. Oiii...acabei de conhecer o blog. Amei!!! Vo seguir tbm ...
    Bjo

    giihflore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oii *-*
    Ah, é realmente super legal quando nos deparamos com um autor amadurecido, com uma escrita melhorada, não é? rs. Não continuei com a leitura da série porque apesar de ser meio trágica, não curto a ideia de ver os super fofos sofrendo todos os livros, UHSAUHSHUA. Enfim, coração de manteiga é isso. Fico feliz que tenha gostado e também espero que o próximo volume lhe surpreenda de forma positiva.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Ágata, acho que por os livros serem para um público mais jovem, as fórmulas são mais simples e talvez até repetitivas, mas eu só acho, tenho de ler pra ver, rs. Assim como deve ser mesmo aflitivo acompanhar o sofrimento dos irmãos em fuga, mas esta seria uma parte que me conquistaria pelo suspense.
    Ótima resenha, como sempre.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Eu só li um livro dessa série e gostei demais! Quero ler todos um dia. Gostei da sua resenha, e repetição é algo que incomoda um pouco mesmo.Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  11. Olá Ágata!
    Eu tinha desabilitado os comentários no outro blog, e logo mais eu o desativei por conta de uns problemas pessoais [ se quer saber, mais emocionais], inclusive, estive ausente na sua volta, e fico feliz por saber que não demorou e que tudo ficou mais colorido e contente como você mesma disse no post anterior. Espero que essas metas que você traçou sejam tão alegres quanto as que você nos contou!
    Eu li só um capítulo do primeiro livro, ainda estou naquele dilema "terminar um para ler o outro" --' e como estou perto das provas bimestrais e minhas notas foram...decepcionantes no bimestre passado, preciso muito me desligar um pouco da blogosfera e me estudar horrores para não pegar nenhuma dp na facu esse semestre. Lógico que virei sempre que postar, ou talvez me atualize com 2 ou 3 post's anteriores, mas eu volto! Gosto muito das suas resenhas, eu já passei por outros blogs de resenhas, mas é que...sabe quando parece tudo muito massante? Não sei explicar, acho que a dificuldade que eles põe nas palavras sabe? Mas os teus eu adoro, sinto até vontade de procurar mais resenhas, e logo mais o farei, mas por enquanto tenho que dar essas passadas apressadas nos blogs.
    Grande beijo guria, te cuida.

    ResponderExcluir
  12. Tenho muita vontade de começar a ler essa série já assisti o filme e gostei bastante.

    Beijos.
    Me visita?
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Só assisti o filme dessa série, acredita? Na verdade eu nem tinha ideia dos livros ... Fiquei com vontade de ler, já que foi um filme que morri de amores x_x

    ResponderExcluir
  14. Como já disse uma vez adoro esse filme e os livros devem ser bem mais intensos do que o filme. Nem sabia que tinha livro, mas me interessei pela série.
    Resenha - Cinquenta Tons de Liberdade
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. To louquinho para ler essa série, mais falta é dindin para compra-la rsrs
    Adorei a resenha ^^
    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  16. Esse foi o que me deixou mais aflita DA SÉRIE INTEIRA. Sério, não consigo nem pensar com o estômago vazio, e vê-los almoçando chiclete foi um pouco demais. E isso que você reparou de ser mais detalhado é algo que você vai reparar ao longo dos livros, se for até o final da série: o Lemony começa bom, mas evolui bastante - a escrita do 13o é épica.

    ResponderExcluir
  17. Fiquei muito curiosa para ler!!
    A série inteira parece ótima =)

    http://4demarco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Bom dia :)
    Como vai?
    Eu já disse que não li os livros desta série né?
    Na verdade,você que me apresentou aqui no blog....
    A cada resenha fico curioso quanto a leitura destes livros >.<

    ah sim,bom,que tenha voltado e não suma mais ok? >.<
    Beijos e boa semana

    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
  19. Faz tempo que vi sobre essa série, mas ainda não tive a oportunidade de comprar. Primeiro porque sempre passo outros livros à frente (principalmente da faculdade) e depois porque falta dinheiro pra tanta coisa, rs!
    Mas lendo sua resenha, lembrei o quanto tenho vontade de ler :(
    Beijinhos

    hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Engraçado, ontem assisti "Tommy", e o cara se ferra tanto durante o filme que eu pensei "Já sei de onde o Lemony Snicket tirou ideia pro Desventuras".

    Nunca li nenhum livro dele, embora tenha gostado do filme de Desventuras. Comecei a ler um, mas, sinceramente? Achei maçante e larguei. '-'

    ResponderExcluir
  21. Oi Amiga! *---*
    Eu tenho uma vontade absurda de ler essa série. Já vi várias promoções, mas não pude comprar ainda. AINDA. rs
    Sobre a resenha, gostei muito do seu ponto de vista. Pelo menos, o livro consegue instigar o leitor e isso, para mim, é um ponto positivo.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  22. Ei Ágata!

    Primeiramente, tenho que dizer que também adoro essa amizade de blogosfera com você! É muito bom poder encontrar pessoas como você pelo caminho (:
    Depois, tenho que repetir que estou louca para ler essa série! Vi o box (lindo!) dela por 150 reais na Submarino, mas cadê o dinheiro para comprar? Preciso achá-los em alguma biblioteca! :(
    Eu imaginei que os livros fossem acabar seguindo a linha um tanto quanto tediosa do filme, mas a história me atrai de algum jeito. Até o filme, mesmo que eu o ache tedioso por alguns momentos, é um dos meus preferidos! *-*

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  23. Nossa, que perfeito ficou o post, parece que a história é realmente muito boa, tenho que ler ela kkk. Amei


    http://newsdayoff.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Ágata!

    Tenho muita vontade de ler essa série depois que assisti ao filme, um resumo de uns três livros. Gostei de primeira da história, dos Baudelaire, e principalmente do Conde Olaf! Esses nomes são incríveis, haha! <amo

    Fico no aguardo da resenha do próximo volume!
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oie Ágata =D

    Em primeiro lugar quero dizer que estou muito feliz com a sua volta e que adorei a noca carinha do blog *-*

    Bem que podia ter uma super mega promoção dessa série para eu finalmente compra-la né rs...

    Adorei a resenha!
    E seja bem vinda!

    bjus;***

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  26. oi querida,
    me lembro que esse foi um dos que menos gostei da série, mas me lembro de umas coisas comicas como: o Senhor tem cara coberta por fumaça e eles só almoçavam chiclete hahahah
    ótima resenha, me deu até saudade.
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Nada melhor do que abrir um blog que você não conhece e se deparar com uma resenha de Desventuras em Série, que nada mais é do que a minha série de livros favorita <3
    Eu conheci a série beeem antes de saber que tinham lançado o filme, em 2006 rs. Lembro que minha mãe me deu de presente um livro, sem notar que era de uma série ela acabou trazendo o oitavo, o Hospital Hostil, e eu confesso que deixei de lado huahuahau um dia indo viajar para a casa da minha avó, não tinha nada pra fazer no caminho, peguei o tal livro e comecei a ler ouvindo uma musica (que digo que é a música certa - não sei o porque - pra ler DS). APAIXONEI NO LIVRO. Depois disso tive que ter a série toda, mas por muuuuuita dó, não li o 12 e o 13 ainda, e namoro muito a Autobiografia não autorizada de Lemony Snicket!
    Como disseram aí acima, surgem mais mistérios, novos personagens e você pode até odiar mais alguém que não seja o Olaf, se prepare.
    (Ps: note no final dos livros as ilustraçoes, sempre tem uma pista sobre o próximo livro *-*)

    ResponderExcluir
  28. que capa fofa! adorei! sempre fiquei curiosa em ler essa saga. Sempre que leia alguma coisa sobre ela eu fico mais curiosa ainda! adoro livros assim!
    que bom que seu blog tá de volta! e tá cada vez mais lindo, adorei esse layout fofo!

    Trash Rock

    ResponderExcluir
  29. Vontade enorme de ler essa série! As vezes os autores nos decepciona um pouquinho né?! Mas eles sempre estão prontos para nos surpreender... E amo reconhecer o amadurecimento de um autor!
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Continuando a jornada das 13 Desventuras.. rs

    Estou amando ler suas resenhas, esse livro eu não li.. e fiquei intrigada para saber de que o Olaf vai se disfarçar. Ele não é o capataz? rsrs

    Bjinhos flor e boa jornada nos próximos, que sejam sempre melhores para vc.

    Gabi Lopes

    ResponderExcluir