25/11/2012

#6 Desventuras em Série: O Elevador Ersatz

O Elevador Ersatz, de Lemony Snicket
Páginas: 228 | Editora: Companhia das Letras
Compre: Submarino | Livraria Cultura
Eu não me canso dessa série, a cada novo livro eu me surpreendo mais e me pego torcendo pelos Baudelaire, mesmo sabendo que no final, tudo vai dar errado, porque vocês sabem... eles são azarados e só vivem desventuras (Avá!). O Conde Olaf é muito bom em sempre escapar, do mesmo jeito que os três irmãos são bons em desmascarar o vilão antes que as coisas fiquem realmente feias. Bom, muitos padrões dessa série continuam, mesmo que eu não esteja mais me importando tanto com isso, mas difícil mesmo é vir aqui e escrever uma resenha que não se pareça muito com a resenha que fiz do livro anterior. É sempre um desafio, justamente por causa desses padrões, mas até agora, tenho encontrado coisas novas para dizer.
“... a tabela dos elementos não contém um dos elementos mais poderosos que formam o nosso mundo, e este é o elemento surpresa.” – pag. 59
Em O Elevador Erstaz as crianças vão morar com o Sr. e Sra. Squalor. Um casal que mora na cobertura de um prédio esplêndido e que vive à base do que está in, ou seja, o que está na moda. Por exemplo: os elevadores estão out, por isso as crianças têm de descer e subir muitas escadas todas as vezes que saem e todas as vezes que voltam para a cobertura. Ternos risca de giz estão in e os Baudelaire tem de aturar vestir estes ternos muito feios e grandes para eles. Se não bastasse viver em um apartamento tão grande que você acaba se perdendo lá dentro, os nossos queridinhos protagonistas tem de lidar com o Conde Olaf disfarçado de um estrangeiro que vem trabalhar em um leilão juntamente com a tutora deles. Mesmo estando infelizes por reencontrar o motivo de seus pesadelos, as crianças veem uma oportunidade de salvarem os amigos Quagmire que estão nas garras de Olaf e finalmente descobrir o que significa a sigla C.S.C.
“ ‘Ersatz’ é uma palavra que descreve uma situação em que uma coisa está fingindo que é outra...” – pag – 116
O que percebi, com grande entusiasmo, no 6° livro das Desventuras em Série, é que o autor Lemony Snicket evoluiu o grau de aventura na vida dos Baudelaire. Quando nos outros livros, normalmente havia apenas um momento em que eles tinham de investigar e se aventurar, neste eles fazem isso durante toda a narrativa, sempre tentando desvendar os mistérios que envolvem os planos de Conde Olaf. Por isso, “O Elevador Ersatz”, pode ser mais atrativo pra quem tem uma queda profunda por aventuras nos livros infanto-juvenis. Espero, sinceramente, que Lemony não me decepcione nos próximos volumes e continue trazendo elementos diferentes para a azarada estória dos Baudelaire.

16 comentários:

  1. Ágata, é sempre muito bom quando a gente percebe que o autor vai evoluindo no decorrer de uma série - e em uma tão longa quanto às Desventuiras é melhor ainda que isto aconteça.

    Eu li o "Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas" e gostei bastante, então estou de olho pra ver se consigo este box em breve.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ágata,

    Li alguns livros da série, creio que parei no oitavo, mas irei retornar em breve a leitura dos cinco livros restantes. Gosto do humor empregado pelo autor, bem como todos os seus enigmas e ambigramas, além, claro de todo o mistério que cerca a vida dos órfãos Baudelaire.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Pelo que vi, tem treze livros essa série! Haja fôlego para ler todos, boa sorte então! Rsrs

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nhhaaaa, já terminei o primeiro livro *_*
    Vou iniciar o segundo em breve, só esperando passar essa época de provas que é quando eu posso fazer tudo mais tranquilamente!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Cada vez que venho aqui e vejo uma nova resenha de Desventuras em Série fico triste por NUNCA conseguir pegar os livros para ler. Já comentei aqui que a história me agrada MUUUUITO! Preciso ler todos! Sério.

    Beijo
    Mariana | Sem querer me intrometer

    ResponderExcluir
  6. Ahhhhh como estou querendo essa série. A cada resenha que você faz me dá mais vontade de ler.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ágata!
    Eu juro pra ti que quase comprei o box no Submarino esse final de semana. Mas isso só ia me fazer sofrer, já que só ia imprimir o boleto e não ia poder pagar /cry
    Mas tenho MUITA curiosidade mesmo de ler a série. Espero que eu consiga um dia. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu sou louco por essa série e sempre só leio as resenhas de cada um dos livros aqui. Que bom que o autor evoluiu. É sempre bom quando isso acontece.
    Mesmo sabendo que não há finais felizes, pretendo ler essa série. Tenho muita vontade mesmo.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Mais uma que quer muito ler e descobrir o que acontece nessas desventuras! A série deve ser boa demais! Sou mega curiosa para ler, e lendo a sua resenha, pude perceber como estou com saudades de livros assim, aventuras, infanto juvenis, ou até um sobrenatural... estou lendo muita coisa igual.

    Beijos flor!

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa muito interessante esse livro. Gostei só pelo significado da palavra hahaha.
    http://www.avidaemletras.com/

    ResponderExcluir
  11. Parace ser muito legal, mas nunca tive a oportunidade de ler nenhum dos livros da série.

    Beijos
    www.worldccpm.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Uma das vantagens dessa série é exatamente essa: a qualidade é muuuito uniforme. Não tem livros ruins ou excepcionais, só aqueles que você prefere por motivos pessoais (acho que gostei muito de Inferno no colégio interno porque eu era louca por colégios internos quando era pequena HDUASHD), sabe? Esse é o que tem a trama mais absurda, digamos assim, mas gosto anyway :)

    ResponderExcluir
  13. Minha curiosidade só aumenta a cada vez que você fala dessa série! :)
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá! (:
    Já li os seis primeiros livros dessa série e também a AMO! Muito boa. São aventuras água com açúcar ótimas para se distrair e passar o tempo.
    Os primeiros ainda estão nas minhas desventuras favoritas, mas também gosto muito desse.
    Só dei uma parada na leitura pq estava lendo sem ter os livros e detesto fazer isso. Então decidi que só ia terminar de ler a série quando eu tivesse aquele box lindo que vendo no submarino! *o* kkkkk'
    Beijão!

    www.livreiromaluco.com

    ResponderExcluir
  15. Oi,

    Eu acho que li esse livro há muito tempo, lembro muito da Sunny subindo um buraco com os dentes...rss

    Cada vez o mistério é mais consistente né?! Os livros vão ficando mais tensos...

    Abraços flor,

    Gabi Lopes

    ResponderExcluir