09/04/2013

#10 O Escorregador de Gelo

O Escorregador de Gelo, de Lemony Snicket
Páginas: 280 | Editora: Companhia das Letras
Compre: Saraiva | Livraria Cultura | Submarino
O 10º livro das Desventuras em Série é o mais aventureiro até agora. Depois de serem descobertos pelo Conde Olaf, Klaus e Violet foram jogados dentro de um trailer montanha abaixo, se separando de sua irmã mais nova Sunny e lutando para sobreviver à queda. Os irmãos conseguem sair vivos dessa e agora tem que seguir uma difícil jornada para subir as Montanhas da Mão Morta e reencontrar a irmã caçula, mas este não é o maior de seus problemas. Os Baudelaire terão de enfrentar o frio extremo e os mosquitos da neve que picam sem nenhum motivo aparente, enquanto desvendam os mistérios que rondam C.S.C. e seus pais, que eles tem a esperança de que estejam vivos, mas o que eles não contavam era encontrar alguém que pensavam estar morto e que os ajudará nessa aventura.

Fiquei com vontade de fazer uma receita de uma salada citada no meio do livro: 
“... manga fatiada, feijão preto e aipo picadinho, com um toque de pimenta-do-reino, suco de limão-galego e azeite e azeite de oliva” “PS: Substituir o aipo por palmito picadinho também dá certo” – pág. 88 
Os questionamentos que os três irmãos andavam fazendo sobre estarem se tornando tão vilões quanto o Conde Olaf e sua trupe será finalmente resolvido quando elas tomarem a decisão de como vão proceder em todas as atitudes que tiverem de tomar para a sua própria sobrevivência. Eles também desvendarão vários mistérios, mas infelizmente esses mistérios só trarão mais questões sem resposta sobre seu passado, presente e futuro. Outra coisa muito boa desse livro é o aparente crescimento de Sunny, não só de tamanho, a mais nova dos Baudelaire começa a nutrir um interesse por culinária e consegue até falar mais palavras do que antes, além de desenvolver sua arte de espionagem e mostrar-se forte enquanto sobrevive junto com os vilões, longe de seus irmãos que sempre a protegeram.

Em “O Escorregador de Gelo” novos personagens nos são apresentados, todos eles com passados ocultos que despertam muita curiosidade no leitor por serem tão imponentes. Além do que, mais uma vez vemos o alter-ego de Daniel Handler (Lemony Snicket - que assina as obras sobre os Baudelaire) se envolver ainda mais na estória, mostrando como ele é mais um personagem de importância para desvendar esse quebra-cabeça enorme, ele até deixa uma mensagem oculta no meio do livro, mais como uma carta para uma pessoa da família dele. Por mais que eu leia e releia vários trechos dos livros, acho que o autor não deixou nenhuma pista para que possamos desvendar o mistério por nós mesmos e por isso não vejo a hora de ler os últimos três livros da série que já me aguardam ansiosamente na estante. Estou muito feliz que graças as minhas resenhas uma semana sim e uma semana não das Desventuras em Série, alguns leitores tenham se interessado pela obra e já estão comprando os livros ou adicionando-os a wishlist.

16 comentários:

  1. Graças às suas resenhas também me interessei e fui pesquisar mais sobre a série, li algumas outras resenhas na internet que me deixaram bem intrigada. Rs

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ágata, eu fiquei ainda mais interessado na série e no autor após você começar a resenhá-la aqui!, a cada resenha cresce um comichão que me diz que tenho de ler logo. Ando de olho no Submarino, assim que ela estiver com um preço que caiba no meu bolso com certeza vou comprar!

    Em uma série grande como esta, deve ser bem interessante acompanhar o desenvolvimento dos personagens, como crescem e se adaptam as situações.

    Grande abraços.

    ResponderExcluir
  3. Um dia eu volto a ler desventuras em série, um dia, hj tenho que me preocupar mais com a facul! Saudades desses livros (:

    minhaspequenasverdades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ágata,

      Olha comecei e nunca terminei a leitura dessa série. Tanta coisa que... Mais assim que puder vou terminar a leitura de todos os volumes. Parei no oitavo. Adoro o universo criado pelo autor, onde ele se coloca como um personagem investigando os acontecimentos na vida dos Baudelaire, recheando a história com pistas e anagramas.

      Bjs

      Excluir
  5. Oii, Ágata! :DD
    Não sei se você gosta, mas te indiquei para um meme lá no blog.
    http://18-primaveras.blogspot.com.br/2013/04/memes-conheca-o-blogueiro-e-versatile.html

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ágata, toda vez que venho aqui aumenta minha vontade de ler a série toda (li só o primeiro livro). Acho uma pena que os livros sejam tão caros, mas pretendo comprar a coleção completa até o fim desse ano.

    Beijo
    Mariana | Sem querer me intrometer

    ResponderExcluir
  7. Oi Ágata, já estou pensando em qual será o seu próximo projeto!!
    Podia ser a série 39 Clues que tb tem vários volumes e é ótima!!
    Fica a Dica.

    Eu quero muito ler As Desventuras, mas o tempo tá curto demais.. e acabo sempre prorrogando..sem falar que nem tenho mais lugar para guardar tantos livros.

    Mas a resenha ficou ótima!!

    Bjinhos
    Gabi

    ResponderExcluir
  8. Preciso comprar essa coleção! A cada resenha que leio fico com mais vontade ainda. Minha prima tem, e ela além de tudo é muito bonita pessoalmente, mas como agora estou por conta da faculdade e não estou trabalhando, mami tem cortado o orçamento  HAUSHASU
    Mas enfim, sobre a resenha, muito boa, a história em geral parece ser muito boa, só fiquei com o pé meio atrás porque diz minha prima que é cansativo ler um livro atrás do outro, porque começa a ficar meio repetitivo, mas assim sim é uma série que só vai sair da minha lista de leitura quando eu ler todos! haha

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  9. Mais uma resenha desse livro, quero muito essa sério, sériooo!!!
    Aedorei sua resenha, fico com água na boca.

    ResponderExcluir
  10. rsrs, eu tenho ficado curiosa com a série por causa dessas resenhas, mas não posso comprar os livros então - só por isso -, sem chances.
    Mas acho que ia gostar da história, ainda mais quando consegue manter segredos sem perder o foco.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Nossa, parece bem enigmático, vou pesquisar mais sobre ele, parece ser bem legal! Sua resenha tá bem chamativa para o livro, amei o post.
    Bjocas! Fique com Deus!
    http://bobagemdagente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Hey
    Ah só conhecia pelo filme, e depois lendo as resenhas dos livros me interessei, também!
    Mas são muitos livros!!!! Gente!

    Ah acho a Sunny super fofa, poderia ter mais filmes hahaha

    Abs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  13. Inveja me consome, quero tanto ler a série, mas esperando uma promoção que fique barato, só não li a resenha com medo de spoilers.

    bjs
    http://partesdeumdiario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Nahim...adoroo! Aind quero ler essa série. Adoro fazer inspirações culinárias em livros. Se fizer a salada, mostra para nós.
    Beijocas!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  15. Sua saga nos instiga, torna os personagens reais... Sabe quando alguém te fala de um amigo e você fica louca para conhecer ele também? Pois é isso que ocorre com suas resenhas das Desventuras, queremos conhecer...

    ResponderExcluir