23/01/2015

Lemony Snicket: Autobiografia Não Autorizada

A Pândega do Pônei, de Lemony Snicket
Páginas: 226 | Editora: Companhia das Letras
Compre: Livraria Cultura
Ainda não entendi se é esse mesmo o nome do livro ou se é A Pândega do Pônei! como diz na capa, mas enfim... estamos falando de Lemony Snicket e dar nó em nossa cabeça é dom natural pra ele. Qualquer que seja o nome desse livro, o que você tem que saber dele é que não é uma estória e sim uma reunião de documentos relacionados a estória dos Baudelaire e do próprio Snicket, o livro prometia responder a todas as perguntas que ficaram no ar em O Fim, mas... mais uma vez nada foi respondido. 

Não aconselho ninguém a comprar a Autobiografia Não Autorizada, porque ele é apenas divertido por ter vários recortes, fotos aleatórias, cartas e códigos, mas nada que acrescente alguma coisa que já não saibamos das Desventuras e nada que chame muita atenção. Há menções a Edgar Allan Poe e os Irmãos Grimm. O atrativo da obra é mesmo todo o design, as cartas amassadas com palavras riscadas ou apagadas, as fotos tortas presas com adesivo ou clipe, os recortes de jornais ou livros que parecem mesmo terem sido arrancados às pressas... mas volto a repetir, eu não indicaria este livro nem para o maior fã das Desventuras.

Talvez uma criança se divertisse com A Pândega do Pônei! mas até acho que o livro é um pouco complexo para uma criança e muito tolo para um adolescente... admiro a criatividade de Lemony, só que... realmente, não tenho mais nada a dizer sobre mais essa decepção :(

10 comentários:

  1. Olá,
    ADORO todos os livros que o Daniel escreve como Lemony Snicket. Li todos de Desventuras em Série e sou fã incondicional do autor e quero muito ler esse livro.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ágata.
    Confesso que nunca li nada do autor, mas ouço vários elogios a respeito.
    Fiquei bem curiosa sobre esse livro e com certeza gostei só de saber que ele menciona sobre os Irmãos Grimm.
    Adorei seu blog. :D

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  3. Eu li sua resenha sobre O Fim, mas acabei não comentado. O mais engraçado é que me falaram que essa série só fazia crescer, mas estou vendo que o autor não soube administrar as coisas até o final, no entanto, ainda pretendo continuar lendo as Desventuras, esse último aí já descartei.

    ResponderExcluir
  4. Ágaaaata!!!

    Mulher, você me deixa confusa. Sempre que leio uma resenha da série Desventuras fico entre correr para ler ou fugir dessa doidera hahahahahha Mas como esse aí você disse que nem os fãs vão gostar, deixa ele quietinho lá!

    Abraços <3
    PS: Sobre nossas resenhas de "Cidades de Papel", vai rolar sim! Quando comprar meu ingresso te aviso no twitter \o/ Ah! E obrigada pelos elogios sobre minha cantoria hahahaha (na verdade, eu não canto, só assassino músicas por diversão kkkk) Quero ver/ouvir você cantando!!!

    ResponderExcluir
  5. É complicado não é? Você leu os treze livros da série (catorze se contar esse aqui resenhado) e acabou que com os dois últimos lidos sofreu uma grande decepção, às vezes me pego pensando: se o autor não tinha mais o que escrever a respeito da história (que valesse a pena ser escrito) ele continuou escrevendo por querer vender mais e ter mais lucros ou por força de contrato com a editora? Porque acho que não haveriam muitas outras explicações plausíveis.

    aguardandoocamaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. AAAAH eu sou fã dessa série, é a minha preferida mas ainda estou no livro 7 mas mesmo assim pretendo comprar esse livro só por diversão mesmo.

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir