07/03/2015

Resenha: A Idade dos Milagres

A Idade dos Milagres, de Karen Thompson Walker
Páginas: 216 | Editora: Paralela
E se os dias fossem mais longos? A proposta desse livro é, para mim, inédita, primeiro porque traz um foco diferente, algo que a autora chamou de “desaceleração”, que nada mais é que as nossas 24h diárias sendo esticadas para 28h, 30h, 32h... e assim por diante. A rotação da Terra está ficando mais lenta, prolongando os dias e mudando todo o ambiente terrestre, desde os pássaros caindo mortos do céu, até a mudança da gravidade, a síndrome que começa a se espalhar nas pessoas e a impossibilidade de cultivar alimentos.

O pânico logo se espalha e os moradores desse planeta decadente, começam a acumular mantimentos para sua sobrevivência, mas sobre ordens do governo, continuam a viver na hora do relógio, sendo assim, tem dias que amanhecem na escuridão e noites brancas, onde fica difícil dormir com o sol entrando pelas frestas da janela. Mas a maioria continua lutando por sua antiga rotina, enquanto outros são a favor do “tempo real” e acordam com o nascer do sol e ficam acordados durante toda parte clara do dia, que conforme a Terra vai diminuindo a velocidade, passa a ter 24h de claridade e 24h de escuridão, quando os adeptos do “tempo real” dormem.
“Mas acho que aquilo que preocupa mais nunca é o que acontece, no final das contas. As catástrofes reais são sempre diferentes – inimagináveis, desconhecidas, impossíveis de prever.” – pag. 28
Julia está na pré-adolescência, descobrindo o primeiro amor, sofrendo com a mudança nas amizades e com os problemas familiares. O que me surpreendeu foi, que, a autora, Karen Thompson Walker, de maneira delicada, mesclou imperceptivelmente os dois pontos importantes da história, sendo o primeiro a desaceleração da Terra e o segundo, a vida de uma garota cheia de conflitos. Com uma narração em primeira pessoa de uma Julia mais velha contando seu passado, de como foi a mudança do seu planeta e a de sua vida.

O único ponto da narrativa que não me agradou foi a constante insinuação de que algo iria acontecer no futuro, a autora sempre inseria frases que nos diziam que no futuro aconteceria algo que ela ainda não tinha contado, como por exemplo “Minha mãe estava cansada, mas como eu descobriria em breve, não era por causa do trabalho” ou “Caiu uma flor, mas tinha algo de assustador por trás, que só descobri um tempo depois” (nenhuma dessas frases são do livro, as inventei como exemplo). Essa promessa da revelação de algo, na minha opinião, foi uma maneira que a autora achou de inserir um mistério que ela não conseguiu de outra maneira e ficou frustrante para o leitor, não me incitava a ler para descobrir o que era, mas quebrava o clima do momento construído na cena, sendo que essas revelações poderiam ter sido apresentadas na situação correta, que dariam mais impacto do que com essas promessas que fazem o leitor criar uma expectativa que muitas vezes pode não ser preenchida.

O resto do livro é extremamente interessante e me prendeu tanto que quando eu voltava para minha vida real, tinha dificuldade de perceber que a Terra não tinha desacelerado e eu ainda tinha 24h diárias e nenhum minuto a mais que isso. Por isso, recomendo esse livro pra qualquer um que esteja aberto a uma reflexão sobre o nosso mundo e os perigos que podem nos esperar em um futuro não tão distante assim.

PS: Só pra vocês saberem que, em 2015, temos um segundo a mais. Será o início da desaceleração? Confira a matéria do G1.

23 comentários:

  1. Nossa, nunca tinha visto uma resenha desse livro ainda! Parece ser bem legal.

    Beijos, Juliana!
    http://afinefrenzzy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro, primeira vez e me passou uma boa impressão pela sua resenha. Gostei.

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Heey Ágata!

    Esse livro vem despertando muito a minha atenção, por isso estou pensando na possibilidade de adicioná-lo a minha lista de desejados. Beijo!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Ágata!!
    Adorei a resenha e sendo sincero nunca ouvi falar desse livro, você traz uns livros bem legais para a gente conhecer! Eu queria um dia com 48h porque ta foda viu kkkkkkkkkkkkk 24h ta dando conta não!! hahahahah

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro, parece ser bom. Adorei a resenha.
    Beijos,
    cabanadosanjos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que pode e não pode ser a temática que eu agora estou na saga para ler, but... O contrário também é verdadeiro. haha
    Mas serio, um estilo meio fim do mundo aos poucos, com conflitos pessoais da perspectiva de uma pessoa comum pode ser algo no minimo inusitado, se compararmos com Maze Runner, por exemplo. Esse pode ser uma boa pedida.
    http://www.interruptedreamer.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu já começando é elogiando a capa. HAHAHAHA. Vendo a capa sem a legenda, a gente nem tem uma noção sobre a história, mas depois da tua resenha, não poderia ser outra capa.

    Então... Eu acho 24h muito pouco tempo pra tudo o que tenho em mente (ficar de bobeira na internet, ler livros, ver seriados, trabalhar, estudar...). Deveria, na verdade, ser um dia dedicado a cada tarefa, tu não acha? :)

    Sobre o livro, achei super interessante isso de expandir o tempo, o mundo e whatever. Bem diferente de tudo o que já vi. E sim, eu adoro livros narrados em primeira pessoa. Ou seja: a probabilidade de eu gostar é bem grande.

    Acabei de anotar o nome do livro na minha wishlist pra procurar essa semana na única livraria da minha cidade. #vidanointerior

    P.S..: obrigado por linkar a matéria do G1 e fazer eu parar tudo o que estava fazendo pra pensar sobre o que eu irei fazer com um segundo a mais na minha vida. HAHAHAHA.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Hey! Já tinha visto a capa desse livro, mas não sabia do que se tratava exatamente. Achei interessante também a ideia do dia ter mais horas, aliás, a gente vive reclamando sobre isso não? Desejando que os dias tivessem mais de 24h pra poder fazer tudo que queremos.rs Mas o enredo leva pro outro lado da estória, o que achei bem legal. Não gosto de mistérios infudados e colocados em momentos errados, mas que bom que não atrapalhou muito a leitura. Com certeza um dia quero realizar a leitura desse livro ;}

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. E aí Agata?
    Eu não lembro se li algo sobre esse livro, mas com certeza é um livro que nos traz muitas reflexões - acho que no momento não o leria pois estou lendo muuuuito livro assim rsrsrs mas com certeza em algum outro momento leria. Desaceleração da Terra? Gente... como seria ter uma vida menos corrida, literalmente? Gente... que diferente! Mais tempo... uau! Adorei a resenha :) vou marcar no skoob
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  10. Nunca ouvi falar desse livro, mas leria sim...
    Vou dar uma procurada! Achei a proposta bem interessante
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Não conhecia o livro, mas adorei a proposta, todos nós gostaríamos de ter mais tempo. Enfim, quero conferir brevemente.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Que diferente essa ideia de desacelerar o tempo. Eu gosto de autores que mesclam os acontecimentos com a vida dos personagens sem fazer isso de maneira brusca. Fiquei muito curiosa pelo título.
    Beijo e feliz dia das mulheres. <3
    www.rockandrose.com.br

    ResponderExcluir
  13. Hello, Ágata!

    Que premissa mais interessante esse livro tem! Nunca ouvi nada parecido e com sua resenha fiquei bastante empolgada para ler "A Idade dos Milagres". Eu sempre achei que o tempo fosse um conceito bastante relativo, afinal essa ideia de que o dia tem 24hrs foi simplesmente estabelecida por determinado grupo de cientistas e pronto, acabou, é isso. Se eu quiser que meu dia comece nesse exato momento e tenha 30 horas, ele vai ser assim e pronto hahhahahha Rebelde feelings~

    Enfim, é realmente uma história que eu quero ler. Vou agora mesmo procurar preço baixo na net. E PERAI!! QUE HISTÓRIA É ESSA DE QUE ESSE ANO EU TEM UM SEGUNDO A MAIS? Menina, não sabia dessa história, não :O #quebafo

    Abraços <3
    PS: Por favor, me conta depois o que tu achou de "Unbreakable Kimmy Schmidt". Eu também assisto "New Girl" e a Jessica Day sou eu na verdade #grandespoiler hahahaha

    ResponderExcluir
  14. Fiquei pensando o que eu faria com dias mais compridos... É uma boa questão. Querendo ou não, estamos acostumados com as vinte e quatro horas diárias - ter mais tempo pode significar algo bom, ou algo ruim. Não sei dizer muito bem.
    Fiquei curiosa com o livro.

    Beijos,
    Degradê Invisível

    ResponderExcluir
  15. Achei a ideia do livro genial, sério! deve ter algo de errado com o meu cérebro para eu gostar tanto de histórias sobre o fim do mundo chegando. Mas, sob certo ponto de vida, um dia com mais de 24h não seria um sonho? Mais tempo para ler antes de dormir, hihi.

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
  16. Nossa! Achei muito interessante esse livro e fiquei louca para ler!
    Mas fiquei meio assim com o fato do livro não instigar o leitor.. :/
    Beijos!

    www.no-coracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Ágata, tudo bem?
    Nossa, comecei a ler esse livro no ano passado, mas acabei focando em outro livro e abandonei ele... Agora fiquei com vontade de retomar a leitura!
    Achei bem diferente a proposta da autora e acho que essa originalidade é o que chama atenção no livro né? Pretendo voltar a lê-lo com certeza!
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  18. Oie Ágata =)

    Adoro o seu blog, pois sempre pego dicas de livros que não conhecia e que parecem interessantes.
    Obrigada pela dica *-*

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  19. Essa do 1 segundo a mais já tinha acontecido no ano 2000 não? Enfim, a respeito da resenha, lembro de ter uns anos atrás assistido um documentário que mostrava o que aconteceria com o planeta terra caso o movimento de rotação começasse a ficar mais lento até parar, era bem interessante, lembrei disso ao ler a sua resenha agora, de qualquer forma esse livro parece ser uma leitura que vale à pena.

    aguardandoocamaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oiie
    Nunca tinha lido nada sobre esse livro, mas adorei sua resenha!

    Indiquei vc em uma tag... xD

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Nossa, que louco. Mas ao mesmo tempo super interessante e de se pensar mesmo! Vou procurar ler.
    ;**

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  22. Nossa, que loucura! Ler a sinopse é até meio angustiante!
    Muito boa sua resenha.
    O livro deve ser ótimo, vou procurar pra ler!
    Beijo

    ResponderExcluir
  23. Olá =)

    Adorei conhecer seu blog, e ainda mais com uma dica tão bacana de um livro como este =D
    Este livro está parado na minha estante há bastante tempo e me deu vontade de lê-lo agora!
    Adorei a dica, e ótima resenha!

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir