17/01/2015

#13 O Fim

O Fim, de Lemony Snicket
Páginas: 312 | Editora: Companhia das Letras
Compre: Livraria Cultura 
Depois de uma morte acidental e a destruição do Hotel Desenlace, os Baudelaire pulam em um barco com seu inimigo mortal, o Conde Olaf, contrariando todo o padrão de fugir do perigo, dessa vez eles navegam lado a lado com ele. As crianças tem de lidar com as surpresas marítimas e após serem capturados por uma tempestade monstruosa, os 4 tripulantes dão nas praias de uma ilha desconhecida e conhecem uma garota simpática chamada Sexta-Feira. A garota acolhe os três irmãos, mas deixa Olaf na plataforma costeira por ele ser uma pessoa maligna e por ser proibida qualquer perfídia dentro da ilha. Klaus, Sunny e Violet conhecem Ishmael, o facilitador do lugar e descobrem que apesar de se sentirem seguros, eles se incomodam muito com as regras de sua nova morada. Primeiro eles só podem usar uma túnica branca e longa, não podem comer nada com tempero e tem sempre de tomar cordial de coco, uma bebida um tanto suspeita. Qualquer objeto que acabe nas praias é proibido de ser utilizado por ameaçar a estabilidade do ‘governo’ da ilha.
“Quando você pensa em alguma coisa, isso acrescenta um pouquinho de peso ao seu caminhar...” – pag. 146
Por ser o último livro, acho chato dizer muitas coisas sobre ele, pois posso acabar soltando algum spoiler, por isso direi apenas as minhas considerações finais sobre O Fim das Desventuras em Série. Primeiro tenho de deixar claro que esse foi, pra mim, o pior livro da série, eu não apreciei em nada a leitura, o enredo foi terrível e a estória parecia ter sido escrita de qualquer jeito pra acabar com tudo o mais rápido possível. Os segredos foram revelados, mas nem pareciam que tinham de ser revelados pois não havia nada, absolutamente nada de extraordinário. Ou seja, O Fim foi a maior decepção para mim. Ainda mais depois de terem ficado milhares de pontas soltas.

Snicket abusou das mensagens subliminares, muitos acontecimentos nos remetem a histórias da bíblia e é tão óbvio que não passa despercebido, mas não é algo que remeta a uma inteligência minimalista do autor, de verdade, me pareceu que ele estava sem criatividade e estava desesperado para deixar mensagens atrevidas para os leitores assíduos das desventuras. Outro ponto extremamente negativo é o tanto que Lemony encheu linguiça, páginas inteiras relembrando toda a desventura, não só uma vez, mas duas ...três vezes. Era cansativo e minha vontade era pular as páginas pra ver logo o que aconteceria, mesmo que nada que ele escrevesse me deixasse curiosa.

Enfim... é muito triste terminar as desventuras desse jeito decepcionante, mas agora vou ler Lemony Snicket: Autobiografia Não Autorizada e ver se pelo menos aparece alguma luz sobre as pontas soltas.

3 comentários:

  1. Poxa, fico triste em saber que o final da série é decepcionante dessa forma :X estou lendo o quarto ainda, depois de um bom tempo sem ler a série por que meio que enjoei um pouco da estória.rs Mas quero continuar e ler mais livros de Desventuras esse ano, se puder, terminar de ler toda a série. Quero muito ler os outros livros do Lemony ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz de enfim ver todas as resenhas da série desventuras em série por aqui, uma pena que tenha sido uma decepção para você esse último livro e que tenham ficado tantas pontas soltas.

    aguardandoocamaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir