24/06/2012

Histórias Extraordinárias - Edgar Allan Poe

Histórias Extraordinárias, de Edgar Allan Poe
Páginas: 272
Editora: Companhia das Letras
Por já, me desculpo pela resenha enorme que vem a seguir. Este é mais um livro de contos de Edgar Allan Poe que venho resenhar. Neste, porém, temos 18 contos, inclusive alguns que já resenhei no livro “O Escaravelho de Ouro e outras histórias”, por isso, nesses contos repetidos, deixarei link para a outra resenha, com o intuito de minimizar o tamanho desta. Garanto que não está cansativo de se ler e espero que vocês se interessem em comprá-lo, pois achei que este livro é bem digno de quem é fã ou quem quer conhecer a obra do autor. 

- Ligéia é o conto mais romântico que já li do autor, mesmo com todo o horror, fui capaz de perceber um lado de Poe que não imaginava. Narrando em 1º pessoa seu amor pela sua falecida esposa, Edgar nos deixa suspirando com suas declarações e nos arrepia com seu dom para o macabro.

- Pequena Palestra Com Uma Múmia – Ver resenha de O Escaravelho de Ouro e outras histórias.

- A Carta Roubada é um caso que três personagens desvendam na conversa que presenciamos. Poe mostra sua inteligência para a crianção em seu conto de investigação policial que inclui seu famoso detetive Dupin. Durante a leitura cheguei a lembrar do primeiro livrinho de Sherlock Holmes que li, quando bem nova.

- O Gato Preto - Ver resenha de O Escaravelho de Ouro e outras histórias.

- O Sistema do Doutor Alcatrão e do Professor Pena é um conto engraçadíssimo, onde o personagem, curioso para conhecer um manicômio que trata os doentes de forma diferente, vai jantar com o diretor do lugar, um jantar que o deixa confuso quanto a seus convidados. É com certeza um dos meus preferidos.

- O Barril de Amontillado - Ver resenha de O Escaravelho de Ouro e outras histórias.

- O Poço e o Pêndulo é contado por um homem, que condenado à morte, é torturado pela Inquisição com situações para o fazerem pular diretamente para a morte. Incrível narração, com um final de deixar o corpo inteiro arrepiado.

- A Máscara da Morte Rubra - Ver resenha de O Escaravelho de Ouro e outras histórias.

- Berenice é a prima que o personagem principal se apaixona. O conto mostra mais uma vez a capacidade que Edgar tem de ser romântico, mesmo que de modo assombroso. Posso dizer que ao final da leitura, os pêlos da minha nuca se eriçaram e eu queria me esconder do tal personagem. Berenice retrata um amor doentio.

- Sombra - Uma Parábola é o conto mais curto e o que mais me arrepiou. Juro, que todo o meu corpo estava aterrorizado de medo e apavorado com o que acabara de ler. É tão curto que se eu contar algo sobre ele, estragaria a leitura, mas eu indico para que todos leiam e vejam como Poe é capaz de nos horrorizar.

- O Diabo no Campanário é um tanto engraçada, mas não é das melhores comicidades do autor. Se trata de um lugar chamado Vondervotteimittiss (impossível de pronunciar), onde todos valorizam a hora certa e o chucrute (Conserva de repolho salgado e fermentado). Em todas as batidas do relógio do lugar, os moradores param para verificar seus relógios, badalada por badalada. Sendo que o burgo holandês de Vondervotteimittiss nunca parou e nunca deu nenhum defeito.

- A Queda da Casa de Usher - Ver resenha de O Escaravelho de Ouro e outras histórias.

- O Caixão Quadrangular é, obviamente, o principal assunto do conto, onde o personagem que o narra fica curioso para saber o que está dentro deste caixão que seu amigo leva a bordo do navio. Segundo seus pensamentos, poderia bem ser o quadro “A Última Ceia” de Leonardo Da Vinci. Envolta deste grande mistério da caixa... o final se torna surpreendente, mas nada muito espetacular e inimaginável.

- O Escaravelho de Ouro - Ver resenha de O Escaravelho de Ouro e outras histórias.

- O Coração Delator é um conto de um louco com medo de um olho de um senhor que tenta convencer o leitor de que não é louco. Muito parecido com O Gato Preto.

- William Wilson nada mais é que o nome do personagem principal e seu colega de escola. Sim, o colega de escola dele tem o mesmo nome e sobrenome, a mesma estatura, os mesmos traços e o mesmo dia de nascimento, mas eles não são parentes de nenhuma forma e há uma rivalidade entre eles. Um conto grande que te deixará com vontade de jogar o livro longe, no final.

- O Retrato Ovalado é uma triste estória de um quadro de uma mulher que foi pintada pelo marido. Quis chorar ao terminar de ler.

- O Homem da Multidão é seguido pelo narrador do conto, um estranho que lhe chamou a atenção, no meio de tantas pessoas, por seu semblante curioso. É um conto o qual se pode esperar mais, mas que traz uma verdade sobre certos personagens da vida real.

30 comentários:

  1. Oi Ágata!
    Oba, mais Poe! :)
    Apesar de não ter lido esses contos, tem vários títulos aí que reconheço, como Berenice e O Retrato Ovalado. Preciso comprar e ler um livro de contos dele...

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Mais Poe!, rs, tá me dando uma vontade louca de ler mais alguma coisa dele, ou mesmo reler, pois faz muito tempo que li um livro seu ;) e sempre estamos bem servidos lendo os grandes mestres ;)

    Beijos.

    http://www.ponmtolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Hey
    Nunca li nada do autor, só pesquise sobre O Gato Preto na época da faculdade.
    HAHA estudava Literatura Americana, então tinha uma matéria sobre ele.
    Desses fiquei curiosa para ler O Coração Delator.

    Gosto dessa coisa de 'horror' na literatura haha

    Leia James Patterson sim! Muito bom.

    Hum, quem não ama a Draculaura? HAHA Linda!

    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Preciso comprar este livro haha, sou louca para ler os contos do Poe e depois da sua resenha fiquei com ainda mais vontade de ler, principalmente Berenice e Sombra - Uma Parábola.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada desse autor, mais achei interessante, alguns dos contos.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  6. Poe é leitura obrigatória, e mesmo assim eu ainda não li nenhum dele.
    Mudarei issoem breve, eu ia comprar mês passado, mais estava esgotado e deixei para a próxima.
    Gosto de histórias sombrias, tenho certeza que vou amar os contos dele.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olha essa é uma leitura que desejo a muito tempo mesmo, ainda mais por causa do conto gato preto! Adoroooo!

    Se puder passa lá no meu blog. Está recheado de

    promoções.
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Já tinha ouvido falar, mais nunca li nenhum dos contos.
    Tenho uma enorme curiosidade, e gosto muito de contos, mas a preguiça fala bem mais alto hahaha...
    Beijos
    Bruna
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  9. Nossa, SUPER extraordinárias *o* Adorei !

    farryteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. nunca gostei muito de ler contos, mas depois dessa sua resenha, comecei a achar que eu deveria comprar uns livros assim. sendo histórias menores, eu não iria me envolver tanto com os personagens, mas nada impede que elas tenham um final arrebatador!

    ResponderExcluir
  11. De tanto ouvir falarem bem do autor, já tinha curiosidade em ler algo dele sim, com sua resenha de hoje, já sei por onde começar, com certeza é um livro que me despertou interesse ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro Edgar Allan Poe! Os contos dele, nossa, eu adoro muito, perfeito! Adoro contos de terror e os dele com certeza são os melhores.
    Beijinhos

    www.hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei as resenhas, os livros parecem ser otimos.

    www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Adoro livros de contos, acho bem interessante.
    Várias histórias no mesmo livro.
    Nunca li nada desse autor, mas pela resenha é perfeito. Tendo terror fica tudo ainda melhor.
    Resenha - Amores Infernais, passa lá!
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Não ficou grande sua resenha, não =)
    Eu nunca li nada do Edgar, acredita?! Mas tenho muita vontade de ler porque é claro que deve ser ótimo. Já vi citações dele em outros livros como "A menina que não sabia ler", e adorei. Apesar desse lado macabro que não gosto muito, acho que vou gostar de Poe.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  16. Ei Ágata, eu estou ficando muito curiosa para conhecer a obra do Edgar, mas sério, eu sou medrosa demais, daquelas que chega a sonhar com as histórias ;~ Pelo jeito que você fala, os contos desse livro parecem um pouquinho mais assustadoras.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Não li nada do Poe, mas estou começando a ficar extremamente curiosa! Não é a primeira resenha tão boa dele ;)

    Beijo grande :*

    ResponderExcluir
  18. Edgar é C-L-Á-S-S-I-C-O :D
    Abraços! (http://elektry.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  19. O que mais fiquei curiosa para ler foi " o sistema do doutor alcatrão e do professor pena" , pela descrição deve ser uma história além de engraçada, um tanto curiosa.

    Muito bom o post, parabéns.

    E obrigada pelo comentário no meu blog.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Deve ser ótimo essa reunião de contos em um único livro. Minha professora de Redação da escola adora esse escritor! ela sempre o elogia pelos contos que ele escreve.
    bjs
    http://blogtrashrock.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oque mais me chamou a atenção, foi o Homem da Multidão!

    Como ele cresceu!
    Acesso Permitido.
    Filhos herança do Senhor!. (Novo layout!)
    Projeto Discipulando.

    ResponderExcluir
  22. Como toda romântica, fiquei curiosa para ler Ligéia e Berenice... Não sabia que o Edgar Allan Poe tinha esses contos mais românticos, fiquei interessada em ler, hahaha :D
    Mas deve puxar mais pro lado assombrado mesmo, né? :P Bacana essa coleção de contos!

    ResponderExcluir
  23. Olá!

    Adorei esta indicação, de verdade. Eu tenho uma super vontade de ler mais sobre as obras do Poe, porque até então li só algumas coisinhas ali e aqui e, mesmo assim, fiquei surpreendida. Ele era tão depressivo em muitas obras (não sei se todas, uma vez que não as li), que era impossível não ficar depressiva junto com ele. O cara sofreu pra caramba :(

    Choquei que "O poço e o pêndulo" é um conto dele, eu não sabia :O Assisti a um filme baseado neste conto e até hoje tenho medo dessa coisa, hahahaha. Depois que assisti, fiquei dias e dias com a droga do filme na cabeça. Hoje quero passar longe, senão vou ter pesadelos.

    Agora mudando de assunto e respondendo a sua pergunta lá nos meus comentários: o jogo STOP que eu mencionei é este aqui http://www.stopots.com.br/

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Nunca li nda do Edgar, e nas aulas de literatura passamos por ele rapidamente. Fiquei interessada na leitura, ainda mais depois que vi uma monografia esse dias sobre três contos dele. O cara é sinistro!!

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi flor, eu tb nunca li os livros deste autor, mais ja escutei falar, adorei os contos, principalmente O Caixão Quadrangular, mais tb fiquei curiosa com muitos outros..

    beijoss
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Não li nada sobre o autor ainda, mas fiquei encantada com os contos de POE , quem sabe eu não encontro este livro na biblioteca.

    http://relembrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Poe tem uma fama e tanto, sou louca pra ler algo dele e me lembro que esse livro está na biblioteca do meu colégio, fiquei mais interessada ainda, já quase o levei para casa umas mil vezes, sempre acabava pegando outro em seu lugar, acho que agora vou dar uma chance de vez pras histórias de Poe. :*

    ResponderExcluir
  28. O Poe é ótimo né? Eu tenho um livro de contos dele apenas, mas pretendo comprar mais. Esse me interessou bastante ^^
    Adorei as resenhas curtinhas dos contos XD deixam com muita vontade de ler.

    E já assistiu O Corvo? É bom demais ^^
    Beijão
    Bruna Reis
    http://desbravandohistorias.com.br

    ResponderExcluir
  29. Ain, preciso ler Poe, estou louca por esse livro!

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Já faz algum tempo que eu estava pensando em entrar no mundo de Poe, mas estava sem tempo de procurar algum livro. Adorei as resenhas dos contos que você fez e me interessou muito. Vou comprar esse livro assim que possível.

    Beijos, Dry
    http://www.heyohdry.com

    ResponderExcluir