26/08/2012

Desventuras em Série: Mau Começo

Desventuras em Série: Mau Começo, de Lemony Snicket
Páginas: 148
Editora: Companhia das Letras
Primeiro de tudo, é necessário deixar claro que esta série foi escrita para o público jovem, bem jovem... crianças. Por isso a leitura é de fácil entendimento e bem rápida, além de conter um humor diferente do que estamos acostumados. O livro contém notas de rodapé ensinando como pronunciar os nomes apresentados no livro, o que é algo diferenciado e que nos aproxima ainda mais da leitura. E pra quem não sabe, o autor, Lemony Snicket é o mesmo autor de “Por isso a gente acabou”, livro que estou louca para ler, mas que ainda não tenho em mãos. O que sei é que ler o 1° volume das famosas Desventuras em Série me trouxe um sentimento único e característico de aventuras infanto-juvenis e eu senti saudade disso. Não vejo a hora de ler os outros volumes.

Violet, Klaus e Sunny são três irmãos que de uma hora para outra se tornam órfãos e devido ao testamento de seus pais, que foram mortos por um incêndio na casa deles, os irmãos tem de ir morar com o parente mais próximo (geograficamente), e este parente é o excêntrico Conde Olaf, um senhor malvado que irá fazer da vida dessas pobres crianças, um inferno.

Cada personagem tem sua característica própria. Violet, a irmã mais velha, é uma inventora e quando amarra seus cabelos com uma fita é sinal de que está pensando em alguma engenharia mirabolante. Klaus, o irmão do meio, é um menino dos livros, gosta muito de ler todos os tipos de obras e por isso tem vasto conhecimento de vocabulário e de qualquer outra coisa, pois ele acredita que para uma pessoa resolver um problema, basta ler muitos livros. Já a mais novinha do trio, Sunny, é uma bebê que apenas faz sons mas que tem como característica os seus quatro dentes afiados que ela crava em qualquer um que ela não goste ou que queira dar banho nela.

Estou apaixonada pelo jeito de Lemony Snicket conduzir esta estória, prendendo o leitor jovem de maneira imperceptível. Ler sobre o trio órfão foi como ter uma conversa com Lemony, onde ele me contava sobre o infortúnio dessas crianças e ao mesmo tempo era capaz de me fazer rir das situações. Ele costuma traduzir os sons que Sunny faz, um único som rende uma frase completa para ele e eu sempre adorava quando surgia a Sunny com suas graças. Mas ao mesmo tempo em que ele nos traz a diversão, ele nos chama a atenção para vários acontecimentos tristes que podem ou devem acontecer em nosso dia a dia e nos mostra que não somos os únicos.

Enfim... Aguardem a resenha dos próximos volumes. E não se esqueçam de ler os livros, não importa a idade que tenham, prometo uma leitura agradável.

33 comentários:

  1. EU AMO ESSA SÉRIE. Eu descobri depois de ler Ladrão de Olhos, que aventuras (ou desventuras infanto-juvenis) são os meus livros favoritos.
    Eu nem me importo da série ter 13 livros, por que vale muito a pena.
    Eu fico com muita dó deles, por que ninguem merece tanto sofrimento, mais isso os torna mais unidos, adoro ver o amor entre os três.
    A Cia das Letras vai lançar outra série do Lemony Snicket esse ano ainda, ele vai ser o personagem principal, estou ansiosa para ler essa também.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu amo Desventuras Em Série. Li alguns anos atrás e esse ano li o Mau Começo novamente - simplesmente não cansa. E na minha cabeça eu sou uma Baudelaire, by the way.

    Crying Lightning

    ResponderExcluir
  3. Faz tempo que não leio "livros de crianças" e esse contexto simplesmente me encantou. Quando tiver uma oportunidade vou sim ler ele. Amanhã vou até ver se tem na biblioteca do colégio! Beijinhos!
    blog-vidademenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti o filme, e gostei bastante! Depois pesquisei na net e vi que o filme era baseado em serie de livro, me encantei mais ainda *o*
    Infelizmente nunca achei para comprar, e nem me interessei em procurar sabe... Enfim, tenho certeza que o livro é tudo isso que você citou no post mesmo =)

    Enfim, queria dizer que eu li, assisti o video e vi as fotos do post anterior mais fiquei com preguiça de comentar -QQ Adorei o seu cabelo e todos os livros que você comprou, e graças a você fiquei sabendo que o outro livro da Hilary Duff já lançou aqui no Brasil (vi você mostrando os marcadores). Nem acredito que não li o primeiro ainda D: #fail
    Adorei o seu cabelo *o*

    http://rascunhosdasuuka.com

    ResponderExcluir
  5. Ágata querida, que saudades do seu estilo de escrita. Se divertiu muito lá na Bienal?
    Olha, sobre o que você comentou no meu blog, de não ter lido os livros da Paula, eu posso enviá-los pelo Correio, emprestados a você se você quiser. Eles estão em Porto Alegre agora, com uma outra amiga blogueira, mas se você quiser, eu posso pedir pra ela enviá-los direto a você, e você pode enviá-los para mim quando terminar de ler. Eu já li e resenhei todos, portanto não vou precisar tão cedo, então, mesmo que você demore (vi que comprou vários livros na Bienal), não tem problema. Mas me avise assim que decidir, por que a minha amiga que está com ele já deve estar pra mandar de volta, e se você quiser, vou pedir pra que ela os envie a você.
    Sobre Desventuras, eu sou louca para terminar a leitura dessa série, li os três primeiros apenas, e isso se deve unicamente ao fato de ser uma série cara e extensa. Mas eles me cativaram, e MUITO, amo quando a Violet começa a amarrar os cabelos. Na verdade, quando eu tinha 10 anos comecei a escrever a minha primeira fanfic, cuja personagem principal se chama Violet, e foi inspirada na jovem Baudeleire. Eu os acho incrível.
    Bem, é isso.

    Beijos ;****
    Sim, o nome genial do seu blog ainda me deixa boba. hahahaha

    http://caixa-a-a.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Da série li apenas o "hospital Hostil", então fiquei meio boiando com o que estava acontecendo, mas é tudo bem escrito mesmo, de fácil leitura e não só os pequenos vão gostar da série, que é bem grandinha, mas senti que a história meio que voa, de forma bastante agradável.

    Boa dica ;) Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Aí sonho em ler algum livro dessa série, ela é uma das séries que quero ter (Desventuras em Série, Harry Potter, Percy Jacksson, e outros), adorei esta resenha, só me deu mais vontade de ler esse livro!

    Acesso Permitido
    Projeto Discipulando

    ResponderExcluir
  8. Se eu nao me engano eu já vi o filme desse livro, mas já faz bastante tempo. Parece ser uma história bem divertida.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. OI Ágata, menina eu acho essa série única. Ela é totalmente fora do comum, e Lemony é um autor muito interessante.
    Vc sabia que ele era apaixonado pela mãe Baudelaire?Tem a Biografia dele.,.rsrs

    Acho essa série mto engraçada, mas não li todos os livros.. pq são muitos né?! 13 no total. Mas vou acompanhar suas resenhas com entusiasmo total!

    Abraços
    Gabi

    ResponderExcluir
  10. Amoamoamo essa série. Foi uma das que mais marcou minha infância!

    ResponderExcluir
  11. Oi Ágata!

    Sou doida pra ler a série, mas eles são tão carinhos né?

    Adorei a resenha :)

    Beijinhos

    www.chatadoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oiii flor...
    Conheço essa história não pelo livro e sim pelo filme. Já viu? É muito bom. Já vi umas 2 vezes. O livro deve ser incrível. Afinal, os livros sempre são melhores que os filmes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Nunca li esse livro, mas já vi o filme. Gostei, é realmente muito bom. Agora fiquei curiosa para ler o livro, rs.

    Beijos,
    Mylena, do shakethisglitter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Já li esse livro, mas apenas esse :/ Gostei muito, mas li emprestado e meu amigo tinha só o primeiro, rs. Gostei mt do filme também, mas achei muito legal pq achei os autores super fofos!

    ResponderExcluir
  15. Já comentei nessepost, só vim aqui agradecer o comentário no meu blog. :)

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. nunca li nenhum livro dessa série, mas tenho uma vontade enorme.
    apesar de ser infantil parece ser tão legal, e acho que nem tem nada a ver esse preconceito de que adultos não podem ler histórias infantis não é?

    aguardarei as próximas resenhas^^

    megaa bjoo
    ;**

    ResponderExcluir
  17. Ágata, gostei do que disse à respeito da narrativa e tudo o mais. Esta é uma coleção que estou querendo ler faz muito tempo, só estou esperando sair uma promoção para comprar o tal baú com todos os livros! Poderia ter mais filmes ao invés de um só, né? :C

    Beijos,
    Caroline do Criticando Por Aí

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde :)
    Eu até que gostei da resenha mas como você disse,é voltado pra um público diferente sabe?

    Beijos e tenha uma excelente semana

    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  19. Lendo a resenha, me veio o filme hhahaha
    adoro, quero muito ler os outros livros!

    beijos
    http://inexplicavelconsumismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá, saudades das suas resenhas !!
    Bom.. está série é uma das prioridades para este ano , quero muito ler. Já vi o filme , que alias é um dos meus preferidos. Mas o livro é sempre melhor !!

    http://relembrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Ahh, também estou doida pra ler "Por isso a gente acabou". Foi uma das minhas compras de Bienal e mal posso esperar para começar a ler! Ainda não conhecia essa série, mas sou apaixonada por livros infanto-juvenis e tenho quase certeza de que vou gostar dessa série tanto quanto você! :D
    Vou ficar esperando as próximas resenhas, porque já me interessei pelo primeiro volume! Hahahahaha

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia o livro :o Tenho vagas lembranças do nome... Vou pegar pra ler hehe *-* Parabéns pela resenha, sei que vou me identificar com algum personagem :Ç Só acho que deveriam mudar a capa. Sei lá, fazer uma com o ar mais "atual" né? Só acho kkk :3
    Lindo post diva, parabéns, beeijão ;*

    Ewerton Lenildo - @Papeldeumlivro
    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Li um dos livros da série, mas não foi o primeiro e gostei bastante. Hoje, quero ler a série do início.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Ei Ágata, eu descobri que essa história era uma série de livros há pouco tempo, eu só havia assistido o filme baseado nele e já achei incrível, imagine a obra escrita! Adorei a dica, espero poder ler os livros.

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Párese ser bem legal! Eu amo Por isso agente acabou, é perfeito, provavelmente vou ver se consigo comprar, você pode me dizer onde se acha esse livro por que eu nunca tinha visto ele!
    Seguindo!

    justt-aa-girl. (blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  26. Oi Agata!
    A estória parece ótima! Pena que juvenis não fazem muito meu estilo...
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Olá
    Eu assisti ao filme, geralmente leio primeiro, mas como a pouco sou sobre os livros, em breve pretendo começar a ler!
    Beijos

    Dá uma passada lá no meu blog, você pode gostar:
    melhorquemarley.blogspot

    ResponderExcluir
  28. Eu adoro essa serie, embora tenha lido só o primeiro ainda compro aquela caixa LINDA com a série completa. Gosto do fato do livro ser sobre coisas erradas acontecendo o tempo todo os 3 irmãos e msmo assim eles seguirem em frente. Ótima recomendação.

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Todo mundo fala dessa série!! Mas ainda não li ainda pego uma promo na submarino e compro todas,

    Bjs

    ResponderExcluir
  30. Também acho: não importa a linguagem do livro e a idade a que ele se destina! Ler, não importa a idade!!
    Heey, fiquei com vontade de ler essa série *-*
    Acho que já ouvi falar dela :D

    Beijos e bom fds! =)
    loucos informados blogspot com br

    ResponderExcluir
  31. Todo mundo comenta sobre essa série de livros, e eu nunca li! Mas adorei o modo como você contou, chamou bastante atenção e acaba despertando interesse em ler!

    Tô seguindo por aqui!

    Beijos, Amanda.

    http://sonhosdacalifornia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Ei Ágata!

    Ah, como eu amo livros infato-juvenis *-* Traz mesmo uma sensação ótima, e são tão fáceis e gostosos de ler! Fora que muitas vezes acabamos aprendendo várias coisas com eles!
    Sou louca para ler Desventuras em Série! Eu já assisti o filme por incontáveis vezes, e é um dos meu filmes prediletos *-* Com certeza lerei assim que possível!

    Ah, As aventuras de Hugo Cabret é mesmo um livro bem caro :/ Meu irmão o ganhou na escola esse ano, fiquei tão feliz! Pelo menos isso o governo faz: entrega livros bons para os alunos, SHUUHASUH

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  33. Já assisti ao filme, mas nem lembro dos detalhes. Sou louca mesmo é para ler os livros, só falta $tempo$ hahahah.
    Também não me incomodo em ler livros destinados à crianças, tem vários legais!

    ResponderExcluir