02/09/2012

Resenha: Os Elefantes Não Esquecem

Os Elefantes Não Esquecem, de Agatha Christie
Páginas: 232
Editora: Record
Os Elefantes Não Esquecem é o segundo livro de Agatha Christie que leio e mais uma vez me deliciei com a leitura rápida, fácil e prazerosa. Neste livros temos o famoso personagem da autora, o detetive Poirot, que junto à sua amiga escritora de romances policiais (alguma coincidência?), a Sra. Oliver, tentam desvendar um caso de duplo suicídio que ocorreu há doze anos. Tudo para ajudar a sobrinha da Sra. Oliver, que, querendo se casar, encontra problemas com a sogra que resolve reaver o caso de suicídio dos pais da noiva, para alegar que a sobrinha de Sra. Oliver pode ter problemas psicóticos herdados de sua mãe
- (...) Como era mesmo o apelido que aqueles meus amiguinhos me deram? Ah! Sim, Dona Elefante, porque eu não esquecia de nada (...) – concluiu a Sra. Oliver, comovida. - Pag. 96
A estória toda é um pouco confusa. Os pais de Celia, a sobrinha da escritora, se mataram há doze anos, mas todo o caso parece ter sido abandonado com provas mal exploradas. O detetive Poirot é mestre em prestar atenção nos mínimos detalhes para descobrir grandes itens importantes para sua investigação e é assim que somos levados a botar as engranagens do cérebro para funcionar. Eu desvendei o caso no meio do livro, o que me deixou muito desapontada, já que o outro livro da Agatha, (como é estranho pronunciar meu próprio nome, mas com o H) achei que tinha desvendado, mas me surpreendi no final e foi exatamente isso que eu estava esperando que acontecesse neste, mas não aconteceu. O caso foi fácil e eu não gosto disso.
- Os elefantes não esquecem – disse a Sra. Oliver, - mas nós somos seres humanos temos a capacidade de poder esquecer. - Pág. 228
Tirando o fato de um pouco de confusão e a facilidade de descobrir o final do livro, o resto estava bom, a rainha do romance criminal sabe conduzir bem o leitor a virar a próxima página. A leitura é MUITO simples e incrivelmente rápida. Agatha Christie não se dá ao trabalho de descrever cenários e etc... ela vai direto ao ponto. Mesmo com a obviedade da solução do crime, eu fiquei intrigada e isso é fantástico. Mais uma vez me sinto ansiosa para ler mais livros da autora e creio que vocês possam esperar mais resenhas de livros dela, por aqui, em breve.

28 comentários:

  1. Eu só li um livro da Agatha Christie: A casa torta. Isso faz alguns anos, mas eu lembro de ter gostado e de ter me surpreendido com o final. Mas eu sou meio topeira pra esse tipo de livro... Não costumo desvendar o mistério. Se a minha memória de peixinho dourado permitir, vou anotar esse título na minha lista de livros-para-ler. Quem sabe desvendo no meio, também, e fico me achando o máximo? haha Beijos, flor!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei tentada a comprar esse livro na livraria. Na verdade eu nunca li nada da Agatha Christie, mas ja ouvi falar mt dela. o que só disperta a minha curiosidade.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ágata, sempre lia os romances da autora quando era mais nova, acabei me tornando fã assim, especialmente porque eu sempre era surpreendida nos finais. Uma pena mesmo quando essa nossa expectativa não é alcançada, acho que iria ficar frustrada também. Faz muito tempo que não leio nada dela, fiquei curiosa agora.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. E mais uma vez estou eu aqui envergonhada, porque acho que sou a única nesse mundo que nunca leu Agatha! Nunca. nenhum.

    Certa vez comprei três livos dela numa promoção, um box. Mas minha frustração foi tão grande quando percebi que as capas não tinham orelhas que perdi completamente o interesse. Tenho essa coisa com capas. :S Dai troquei os livros.

    Mas ainda pretendo compra-los de volta, com as orelhas dessa vez rs

    ResponderExcluir
  5. Grande Agatha! Não li este dela, mas ela escreveu tanto que é difícil quem já tenha lido todos eles, acho que ainda não cheguei à metade. E o que você disse é o que acho o melhor nos livros dela: ela dá ao leitor total condição de ele descobrir quem é o assassino, pois apesar de os finais serem na maioria das vezes surpreendentes, você percebe que também fazem todo o sentido. Confesso que descobri o assassino poucas vezes - em algumas suspeitei, mas não sabia dizer fatos concretos que o fizesse culpado - mas ler algo dela é sempre recompensador.

    Abraços ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi! Tudo bem?! Nossa! Morro de vontade de ler Agatha Christie, mas nunca tive oportunidade. Assim como você adoro finais que me surpreendam!
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Flor, muito boa sua resenha
    Eu tenho vontade de ler Agatha Cristie, mas tive a infelicidade de começar pelo Caso dos 10 Negrinhos, e sendo absolutamente medrosa, eu fiquei sem dormir direito uns 2 dias,.rsrs
    Mas a escrita dela é realmente fabulosa, ela sabe conduzir o leitor para onde ela quiser,..srsrs e o Poirot é um fofo.. rsrs

    Bjinhos
    Gabi
    sonhosaventuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Só li um livro da sua chará, O Assassinato no Expresso do Oriente, infelizmente não me acostumei com a escrita, me senti jogando detetive rs

    Beijinhos

    www.chatadoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não li nenhum livro da sua chará ainda, que pena que ele foi previsível pra você.
    beijos
    http://relembrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Agata, bem curioso o título do livro mesmo! Ainda não li nenhum livro da sua xará, mas sempre ouvi pessoas falando bem deles. Tive a sua confirmação! Mesmo não sendo o tipo de leitura que eu curta, acho que leria este sim :)

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí

    ResponderExcluir
  11. Nunca li Agatha Cristie, mas sempre que leio uma resenha sobre um livro dela sinto que deveria. Vou começar por esse daí!

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Nunca li nada da Agatha, mas tenho vontade. Falam tão bem dela e você não disse o contrário.
    Ótima resenha! (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  13. Ah, gostei demais da sua resenha! >.< Nunca li nada da Agatha, mas falta de vontade que não é. Todo o clima de mistério que há em seus livros me atrai.
    Descobrir o mistério NO MEIO do livro não é realmente empolgante :X Mas se foi só isso que te decepcionou, tá de boa, né? xD
    Gostei daqui. Visita-me?
    ;*

    ResponderExcluir
  14. Até hoje só li um livro da Agatha Christie, não gostei muito, mas penso que outros podem ser muito bons.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Parece bom.
    Acredita que eu comprei 3 livros da Agatha Christie e ainda não tive tempo de ler nenhum =/
    Assim que eu terminar o que estou lendo agora, vou começar a lê-los.

    http://4demarco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Tenho um livro da Agatha aqui em casa, mas nunca me senti movida para lê-lo, embora eu goste muito de mistérios policiais, fui apaixonada pela série do Sherlock Holmes, mas não tive a coragem [ou vergonha na cara para ser mais precisa] de abrir o livro por falta de relevos na capa '-' [sim, uma mania infeliz que tenho.] Mas o livro parece mesmo ser bem interessante.
    Obrigada pelo elogio(:
    Vou te seguir também para ficar por dentro das novidades !
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Ainda não conhecia esse livro, mas gostei da resenha. Parece ser bom, gostei do fato de ser uma leitura rápida, mas que nos deixa intrigada em algumas partes.

    Beijos,
    Mylena, do http://shakethisglitter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ahh esse livro é ótimo. Li faz um bom tempo já, e lendo a sua resenha fiquei com vontade de ler novamente, mesmo sabendo o final! haha
    Você já leu E não sobrou nenhum (O caso dos dez negrinhos)? É um dos meus preferidos dela.

    Beijos,
    Gaby
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Bom dia :)
    Só eu que nunca li nada da Agatha?
    Ficou legal tua resenha *-*

    Me falaram pra ler Agatha,porque eu sou fã de Holmes ...vou tentar ler :)

    Beijos e cuide-se

    ResponderExcluir
  20. A ultima vez que li um livro policial faz tanto tempo. Fiquei com vontade de retomar a essa categoria. Am... Já leu a sério Os Karas do Pedro Bandeira? Acho que vai gostar! Beijinhos!!!

    http://blog-vidademenina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. haha sempre faço isso desvendo o caso na metade do livro, a curiosidade que nos faz ler os livros até o final e no fim descobrimos na metade do livro, assim perde a graça!
    http://sweetdreamssah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. vixi...livro cansativo e com final fácil de prever não é dos meus favoritos! Quem sabe leia algum dia, mas não me atrai muito.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  23. parece ser ótimo ^^
    http://s2hay. blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Ágata, não sei se já te disse, mas eu NUNCA tenho facilidade em descobrir o final. Pode estar o mais óbvio possível mas eu não consigo enxergar se não colocarem placas piscando apontando para o culpado. Então já posso reverter esse seu ponto negativo em um positivo.
    Ainda não li nenhum livro da Christie (sim, shame on me) mas é uma das minhas próximas leituras obrigatórias.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  25. Não gosto muito desse tipo de livro, mas ouço falar tanto da Agatha Cristie que fico curiosa... aqui em casa tem um livro dela, acho que qualquer dia eu pego pra ler. Eu já vi uma promoção muito boa no submarino, eram 3 livros por R$20 acho, até pensei em comprar, mas ai lembrei do que tem aqui em casa heheeh
    Também gosto de ser surpreendida, eu sou super lerdinha, quando descubro a verdade e no final do livro vejo que era aquilo mesmo chego a ficar decepcionada! hahaah

    Pena que você não conseguiu comprar os livros do Federico Moccia, minha amiga que só foi no último dia também não conseguiu =/
    Quanto ao vídeo e o cabelo, falei mais pra te encher o saco mesmo! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escrevi errado o nome da autora, mas quem liga? HAHAHAHAHAHA vergonha

      Excluir
  26. Ei Ágata! (sem H hahaha)

    Eu adoro os livros da Agatha Christie, lembro que quando eu era mais nova pegava de três a quatro livros dela a cada ida à biblioteca hahaha
    Chato isso de o final ser óbvio, também não curto quando isso acontece :/ Quando lemos um livro policial, o legal é ser surpreendido no final...Mas tudo bem, é Agatha Christie e então vale a pena! hahaha

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  27. Hahahaha ja li 4 livos a qual o título se remete a elefantes rs. Ja to seguindo o blog e comentei :D retribui ?

    euvivolendo.blogspot.com

    ResponderExcluir