11/03/2013

#8 Desventuras em Série: O Hospital Hostil

O Hospital Hostil, de Lemony Snicket
Páginas: 232 | Editora: Companhia das Letras
Compre: Submarino | Livraria Cultura | Saraiva
Agora que os papéis se inverteram, a estória dos Baudelaire toma um rumo diferente. Todos pensam que Olaf está morto, quando na verdade não está e todos pensam que os três irmãos são os assassinos do vilão e as crianças são procuradas pela polícia. Em O Hospital Hostil, Sunny, Violet e Klaus não vão parar na casa de nenhum tutor, agora eles são fugitivos e estão cuidando um do outro sem a ajuda de ninguém, depois de conseguirem escapar de uma cidade furiosa em A Cidade Sinistra dos Corvos, eles se deparam com uma possibilidade de se esconder e descobrir mais sobre a sigla C.S.C. quando conhecem os Combatentes pela Saúde do Cidadão e acabam indo parar no Hospital Heimlich. Lá eles encontram uma oportunidade de trabalhar na Biblioteca de Registros onde descobrem que talvez eles não saibam tudo sobre o incêndio que matou seus pais.

Quando li o 3º livro da série, eu não conseguia imaginar como seriam os outros 10, achei que Lemony continuaria sempre com o mesmo desenrolar do enredo, com as mesmas ideias até que no ultimo livro ia dar uma reviroltinha e acabou, mas não, continuo me surpreendendo porque ele conseguiu inserir vários segredos a serem desvendados, me deixando curiosa à beça. Agora a estória tem até um “Você-Sabe-Quem” pra deixar o leitor matutando sobre quem raios poderia ser este novo personagem misterioso. Colocar as crianças sem um tutor só mostrou o quão unidos eles são e como todas as desventuras que eles vencem os tornaram capazes de serem fortes para arriscar suas vidas por informações que envolvam a família Baudelaire.
Para Beatrice – O verão sem você é frio como o inverno. O inverno sem você é mais frio ainda. – pág. 5
Uma transformação interessante neste livro são os novos pensamentos que perseguem os irmãos, tendo que se disfarçar e enganar pessoas para sobreviverem ao inimigo e desvendarem os mistérios, eles se preocupam sobre estarem se tornando vilões, isso acontece quando se veem fazendo algo que Olaf fez ou faria. Além desse medo de estarem se afastando de suas essências, há o pensamento de que talvez Olaf não seja de todo um vilão, pois para tudo existe um motivo concreto. Espero que Lemony explore um pouco mais disso nos próximos volumes da série.

Depois de terminar as Desventuras em Série, eu com certeza vou querer procurar mais sobre a vida de Daniel Handler, ops... Lemony Snicket, creio que o autor deve ter sofrido algo, porque apesar de seu senso de humor com a desgraça, às vezes parece que o que ele escreve é uma mensagem extremamente profunda, como se ele quisesse dizer algo que está dentro dele, escondido, mas que o único jeito fosse através dessas Desventuras. Enfim, ainda não li o volume extra da série e nem pesquisei sobre o autor então posso estar falando bobagem, mas foi essa a impressão que tive durante a leitura.

17 comentários:

  1. É uma saga particular acompanhar resenha a resenha, acho que quando você terminar de ler as desventuras eu vou começar... porque pelo visto vale muito a pena!

    ResponderExcluir
  2. Ágata, este foi justamente o livro que eu li - e agora, acompanhando suas resenhas, percebo o quanto perdido eu fiquei por pegar a série já bem adiantada. Por sinal, mesmo que não se saiba - como eu não sabia o que se passava completamente - dá para se divertir bastante com o livro.

    Abraços ;)

    ResponderExcluir
  3. Que bom saber que a leitura da série continua te surpreendendo. Quando uma série é longa penso que isso é fundamental para continuar a leitura.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito legal seu ponto de vista sobre o livro. Essa do você sabe quem...me lembrou Harry Potter! kkk È legal o sentimento que o autor consegue passar para o leitor.
    Beijinhos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre tive vontade de ler essa série mas ela é tão longa que me dar preguiça sabe?
    e também, nunca acho os livros com preços acessíveis. o que é uma pena.
    Adorei tua resenha =)

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  6. Que bom quando um autor consegue estender uma série sem fazer lero-lero (que eu odeio), ainda mais quando prende da forma que você falou. Eu não tenho tanta curiosidade em ler essa história, apesar de parecer ótima, o que me convenço mais a cada resenha que leio.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Ágata!
    Nunca li os livros dessa série, apenas resenhas mesmo.
    Mas ainda continuo com aquela sensação de que não vou gostar da série.
    Pelo visto, você gostou bastante da série. Então quem sabe ainda não dou uma chance... Haha

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Aii desde que vi a série aqui no blog, fiquei super louca para ler! Euu quero... haha
    http://www.momentosassim.com/

    ResponderExcluir
  9. OI! *--*
    Muita vontade eu tenho de ler essa série, mas é tão caro e não acho em outro lugar que não seja o submarino :/

    Marinah | www.marinahgattuso.blogspot.com ♥
    Não deixe de conferir a promoção do livro: MANUAL DA NOIVA!

    ResponderExcluir
  10. Oii! :DD
    Impossível não ver essa série e não lembrar de você, Ágata! rs *-* O que mais me chama a atenção nessa série é a quantidade de livros! Não é como aquelas trilogias que acaba muito rápido! Acho que isso faz qualquer um começar a ler a série.
    Quero muito começar a ler, mas preciso terminar primeiro os que já estão aqui em casa! Mesmo assim, já vou procurá-los aqui para comprar!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Ainda não comprei a coleção por grana mesmo, e me falaram que as capas são bem fraquinhas, mas quero ver e quem sabe se a submarino abaixar os preços eu compro.Beijos *-*
    clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Nossa deve ser ótimo!! E não comprei a saga, e nunca tinha lido, mas já tinha escutado falar, se não me engano pela minha prima!! Mas deve ser carinho né?

    Duda Nogueira

    PS: Se quiser ser postadora, é só ver esse post Clique Aqui

    ResponderExcluir
  13. Tenho muita curiosidade de ler essa série por completo, pois o filme não mostra tanto assim.
    Adorei a resenha, pois pensava que o filme tinha sido tirado de um livro só.
    Tem mais estória envolvendo os irmãos, é realmente surpreendente.
    Resenha #74 - A Seleção.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua resenha, meu primo tem a coleção, talvez eu leia ela.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu li todos, é muito legal, mas.. Faz bastante tempo, então nao lembro.. Bom pra nao ter spoiler! Hehe.

    ResponderExcluir
  16. E, tava escrevendo mas deu tilt...

    Bom.. Tava dizendo que tem uma "biografia nao autorizada" do lemony snicket... E, uma só vez achei pra comprar, e nunca mais.. :/// tenho que procurar de novo, hehe!

    ResponderExcluir
  17. ahhhhhhhhhhhhhhhhh ,eu amooooooo desventuras em série.
    absolute dream.

    ResponderExcluir