O Espetáculo Carnívoro, de Lemony Snicket
Páginas: 240 | Editora: Companhia das Letras
Compre: Livraria Cultura | Submarino | Saraiva
Ai meu Deus! Vou ter que começar a resenha pelo final porque... Ai meu Deus! O que é que esse Lemony Snicket estava pensando quando resolveu ser tão cruel em um livro infantil? Posso dizer que O Espetáculo Carnívoro é tão carnívoro e cruel quanto o título. Depois de se esconderem no porta-malas de Conde Olaf e sua trupe, os três Baudelaire vão parar no Parque Caligari e novamente se deparam com a necessidade de usar um disfarce para não serem reconhecidos tanto pelas pessoas normais quanto pelo inimigo mortal. Klaus e Violet usam uma mesma roupa, se transformando em uma aberração de duas cabeças e Sunny usa uma barba falsa, interpretando assim Chabo, o bebê lobo. Com esses disfarces os órfãos conseguem um emprego na Casa dos Monstros junto com outras aberrações que são ridicularizadas pelo público pouco amigável.
Tudo isso enquanto tentam desvendar o mistério do que significa C.S.C. e se um de seus pais está ou não vivo, fato que a vidente Madame Lulu disse ao Conde Olaf ser verdade. É claro que os Baudelaire não acreditam em videntes, mas esta é diferente... é ela quem conta ao vilão onde os três estão e o ajuda em seu plano maligno de conseguir se apoderar da fortuna das pobres crianças. E mais uma vez os personagens se questionam sobre seu próprio lado maligno quando se veem diante de situações que os forçam a ter atitudes parecidas com as que Olaf tem. É claro que as crianças não são malignas e tudo o que fazem é por questão de sobrevivência, mas o questionamento é muito bem colocado pelo autor e tem ganhado um significado importante na trama, pois envolve também a razão pela qual Olaf e seus capangas fazem o que fazem.
Essa esperança que o autor insere tanto nos leitores quanto nos irmãos é cruel, estamos sempre achando que tudo vai dar certo e que dessa vez o livro terminará realmente fantástico, cheio de gente pulando de alegria e o carnaval rolando solto, mas não... Lemony adora um drama e adora me deixar de boca aberta e lágrimas nos olhos quando termino de ler um dos livros da série e isso é tão inacreditável. O jeito como ele consegue nos prender, como consegue ser cruel ao mesmo tempo que gentil com suas palavras. Ai meu Deus! Snicket é aqueles caras que conquistam, pisam e são gentis pedindo desculpas. É! Ele é do mal e espero que vocês se envolvam nessa genialidade aterrorizante dele, assim como eu.
Uau!!! Pelo visto essa série tem cativado mesmo teu coração não é Ágata? E a cada resenha eu me vejo mais e mais comprando aquele box lindo e embarcando nessa aventura totalmente passional.
ResponderExcluirE eu fico aqui esperando para o dia no qual você vai chegar ao fim me dizer que sim as desventuras tem um final feliz, porque depois de rodar o mundo e passar por mil e um desalentos esses órfãs mais que merecem neh?!?!
Este então parece ser um dos livros mais fortes da série! E parece ser interessante o fato de questionar as atitudes dos três irmãos. A verdade é que penso que ninguém é bom ou mau, só se molda ao ambiente em que está.
ResponderExcluirThoughts-little-princess.blogspot.com
Hahaha ! Ágata, assim como a Pandora eu me vejo comprando o box pra ler de uma vez a série como se deve, é muito bom vir aqui acompanhar o carinho com o qual você escreve sobre ela, e, eu também, espero um final feliz pra tudo isso. Quem sabe eu consigo ler muito em breve ;)
ResponderExcluirDois abraços.!
adoreeei não sei adoro essas coisas. espero poder ler logo *-* to seguindo viu beijos.
ResponderExcluirhttp://timidez-alternativa.blogspot.com.br/2013/03/um-dia-desses.html#more
Ainda não li nada do Snicket mas estou muito ansiosa! Vejo sempre muitas pessoas elogiando a escrita e suas criações.
ResponderExcluirUm beijão,
Pronome Interrogativo.
www.pronomeinterrogativo.com
toda vez que vejo suas resenhas, dos livros da serie orfãos baudelaire, me dá uma saudadeee imensa, parei de ler no 5 livro, pois minha amiga tinha só até o quinto, mas qualquer dia desses tomo coragem e baixo o restante da série (:
ResponderExcluirminhaspequenasverdades.blogspot.com.br
Não conhecia o livro, não me chamou muita atenção ao ponto de entrar pra lista de desejados, mas eu leria com toda certeza.
ResponderExcluirhttp://iasmincruz.blogspot.com.br
Esse foi um dos que eu menos gostei da série, mas igual gostei bastante (?). Mas começaram a inventar muita coisa que não sei se explica no final (não terminei de ler a série :O). Ótima resenha.
ResponderExcluirboa semana
;*
www.redbehavior.com
Preciso ler desventuras em série, é uma ótima pedida.
ResponderExcluirAdorei sua resenha, me deixou com água na boca, espero logo poder me aventurar de verdade na série.
Beijão.
clicandolivros.blogspot.com.br
Ai, ai... ok. Você me convenceu e eu realmente preciso ler Desventuras em série. Essa foi a resenha mais empolgante que já li da história, e fiquei morrendo de curiosidade, principalmente porque acho que histórias com reviravoltas e surpresas são as melhores ;D
ResponderExcluirBeijos