25/03/2013

#9 O Espetáculo Carnívoro

O Espetáculo Carnívoro, de Lemony Snicket
Páginas: 240 | Editora: Companhia das Letras
Compre: Livraria Cultura | Submarino | Saraiva
Ai meu Deus! Vou ter que começar a resenha pelo final porque... Ai meu Deus! O que é que esse Lemony Snicket estava pensando quando resolveu ser tão cruel em um livro infantil? Posso dizer que O Espetáculo Carnívoro é tão carnívoro e cruel quanto o título. Depois de se esconderem no porta-malas de Conde Olaf e sua trupe, os três Baudelaire vão parar no Parque Caligari e novamente se deparam com a necessidade de usar um disfarce para não serem reconhecidos tanto pelas pessoas normais quanto pelo inimigo mortal. Klaus e Violet usam uma mesma roupa, se transformando em uma aberração de duas cabeças e Sunny usa uma barba falsa, interpretando assim Chabo, o bebê lobo. Com esses disfarces os órfãos conseguem um emprego na Casa dos Monstros junto com outras aberrações que são ridicularizadas pelo público pouco amigável.

Tudo isso enquanto tentam desvendar o mistério do que significa C.S.C. e se um de seus pais está ou não vivo, fato que a vidente Madame Lulu disse ao Conde Olaf ser verdade. É claro que os Baudelaire não acreditam em videntes, mas esta é diferente... é ela quem conta ao vilão onde os três estão e o ajuda em seu plano maligno de conseguir se apoderar da fortuna das pobres crianças. E mais uma vez os personagens se questionam sobre seu próprio lado maligno quando se veem diante de situações que os forçam a ter atitudes parecidas com as que Olaf tem. É claro que as crianças não são malignas e tudo o que fazem é por questão de sobrevivência, mas o questionamento é muito bem colocado pelo autor e tem ganhado um significado importante na trama, pois envolve também a razão pela qual Olaf e seus capangas fazem o que fazem.

Essa esperança que o autor insere tanto nos leitores quanto nos irmãos é cruel, estamos sempre achando que tudo vai dar certo e que dessa vez o livro terminará realmente fantástico, cheio de gente pulando de alegria e o carnaval rolando solto, mas não... Lemony adora um drama e adora me deixar de boca aberta e lágrimas nos olhos quando termino de ler um dos livros da série e isso é tão inacreditável. O jeito como ele consegue nos prender, como consegue ser cruel ao mesmo tempo que gentil com suas palavras. Ai meu Deus! Snicket é aqueles caras que conquistam, pisam e são gentis pedindo desculpas. É! Ele é do mal e espero que vocês se envolvam nessa genialidade aterrorizante dele, assim como eu.

10 comentários:

  1. Uau!!! Pelo visto essa série tem cativado mesmo teu coração não é Ágata? E a cada resenha eu me vejo mais e mais comprando aquele box lindo e embarcando nessa aventura totalmente passional.

    E eu fico aqui esperando para o dia no qual você vai chegar ao fim me dizer que sim as desventuras tem um final feliz, porque depois de rodar o mundo e passar por mil e um desalentos esses órfãs mais que merecem neh?!?!

    ResponderExcluir
  2. Este então parece ser um dos livros mais fortes da série! E parece ser interessante o fato de questionar as atitudes dos três irmãos. A verdade é que penso que ninguém é bom ou mau, só se molda ao ambiente em que está.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Hahaha ! Ágata, assim como a Pandora eu me vejo comprando o box pra ler de uma vez a série como se deve, é muito bom vir aqui acompanhar o carinho com o qual você escreve sobre ela, e, eu também, espero um final feliz pra tudo isso. Quem sabe eu consigo ler muito em breve ;)

    Dois abraços.!

    ResponderExcluir
  4. adoreeei não sei adoro essas coisas. espero poder ler logo *-* to seguindo viu beijos.
    http://timidez-alternativa.blogspot.com.br/2013/03/um-dia-desses.html#more

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada do Snicket mas estou muito ansiosa! Vejo sempre muitas pessoas elogiando a escrita e suas criações.

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  6. toda vez que vejo suas resenhas, dos livros da serie orfãos baudelaire, me dá uma saudadeee imensa, parei de ler no 5 livro, pois minha amiga tinha só até o quinto, mas qualquer dia desses tomo coragem e baixo o restante da série (:

    minhaspequenasverdades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, não me chamou muita atenção ao ponto de entrar pra lista de desejados, mas eu leria com toda certeza.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Esse foi um dos que eu menos gostei da série, mas igual gostei bastante (?). Mas começaram a inventar muita coisa que não sei se explica no final (não terminei de ler a série :O). Ótima resenha.
    boa semana
    ;*

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir
  9. Preciso ler desventuras em série, é uma ótima pedida.
    Adorei sua resenha, me deixou com água na boca, espero logo poder me aventurar de verdade na série.

    Beijão.
    clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ai, ai... ok. Você me convenceu e eu realmente preciso ler Desventuras em série. Essa foi a resenha mais empolgante que já li da história, e fiquei morrendo de curiosidade, principalmente porque acho que histórias com reviravoltas e surpresas são as melhores ;D

    Beijos

    ResponderExcluir