05/05/2013

As Vantagens de Ser Invisível

As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky
Páginas: 223 | Editora: Rocco
Esse mês eu e as meninas da irmandade das seis começamos tentando ler Lolita, mas após alguns capítulos percebemos que a leitura não ia pra frente e então passamos para a próxima opção... e mais uma vez me deparo com um livro que penso não ser capaz de resenhar, eu mais o senti do que li. Ele me trouxe uma sensação, um momento, como quando sentimos um cheiro e o caracterizamos como cheiro de infância sabe? Eu sei que vão ter coisas e momentos que vou ver, olhar, sentir e pensar neste livro. Até fazer uma sinopse é complicado porque querer descrever cada personagem é trapacear, já que vamos os conhecendo ao longo do livro, conforme o autor nos adiciona fatos de grande importância, então o que posso fazer é dizer que Charlie é um garoto diferente, ele não tem amigos pois perdeu seu melhor amigo ano passado para a morte, então ele apenas vive com seu jeito quieto e introspectivo. Charlie tem dois irmãos mais velhos, um já está na faculdade e a irmã é veterana na escola. Aos poucos somos apresentados às peculiaridades de Charlie, aos seus problemas mais secretos, como a morte de sua Tia Helen, algo que determinou um momento de antes e depois em sua vida, um acontecimento muito mais do que marcante e dolorido. 
"Para dizer a verdade, eu amo a Sam. Não é como nos filmes de amor. Eu só olho para ela às vezes e acho que ela é a pessoa mais bonita e mais legal em todo o mundo. Ela também é muito inteligente e divertida." - pag. 57
O livro é escrito em forma de cartas, são cartas que Charlie escreve para alguém que não sabemos quem, mas quem leu, por favor, me diga se você acha que ele escreve, especialmente, para cada um de nós, leitores? Porque foi essa a impressão que tive. Nas cartas Charlie apresenta seu professor Bill que o recomenda livros maravilhosos para que ele faça trabalhos. Ele apresenta sua família, seu cotidiano e sua personalidade de olhos inocentes. Além disso, ele conta como conhece Patrick e Sam, conta como Patrick é extrovertido e agitado e como Sam é linda e apaixonante, claro que logo ele passa a amá-la, mas o amor de Charlie é diferente, é como ele, puro, porque ele não quer desrespeitar ninguém nem em pensamento e tudo o que lhe importa para as pessoas que ele ama é que elas sejam felizes independentemente de com ele ao lado ou não. E eu achei muito legal o fato de que TUDO era foco do enredo e não só o romance e não só o mistério por trás de Charlie. 
"Subi a colina onde costumava usar o trenó. Havia muitas crianças ali. Eu fiquei vendo elas voarem. Dar saltos e apostar corridas. E pensei que todas aquelas crianças um dia iam crescer. E todas aquelas crianças iam fazer as coisas que nós fazemos. E todos eles beijarão alguém algum dia. Mas agora andar de trenó era o bastante. Acho que seria ótimo se bastasse um trenó, mas não é assim." - pag. 83
As Vantagens de Ser Invisível é o florescer da adolescência, é a descoberta do sexo, drogas e rock’n roll (haha). É a descoberta da realidade, é perceber que existem problemas e problemas e existem dramas, amores não correspondidos, segredos mortais e traumas de infância. Pra ser verdadeira com você, é um livro perturbador, que me tirou o chão quando li a ultima carta. Aliás, não só na última carta, pois Stephen Chbosky tem esse jeito incrível de te jogar uma bomba quando você está sorrindo de braços abertos, despreparado. Ele pode te falar que eles estão tomando sorvete, felizes, e que de repente o sol explodiu, simples assim, como se ele te dissesse que amanhã vai chover e não vão poder fazer uma festa na piscina. 

Charlie é um personagem construído fielmente da ponta do cabelo à unha do pé, o modo de escrita nas cartas diz muito sobre ele tanto quanto como descreve o que ele está passando no momento, se ele está ‘ruim’ você sabe pela confusão na escrita, se ele está triste, você percebe pela falta de vontade de escrever e a pressa de se despedir, enfim... pra mim esse livro é perfeito, só não o releio nesse exato momento porque tenho livros que tenho de ler logo, mas não vejo a hora de reler porque sei que verei tudo por uma perspectiva diferente já que na ultima carta Stephen nos mostra a verdade sobre Charlie, ele explica o porque de sua personalidade, seu trauma, tudo, mas ele explica sem te desenhar tim tim por tim tim, tanto é que tive de perguntar às meninas da Irmandade se era realmente aquilo que eu tinha entendido e eu gostaria que elas me dissessem que não porque essa ultima carta partiu meu coração e eu estou aqui com ele todo apertadinho de tristeza e raiva. 

"Não há nada como a respiração profunda depois de dar uma gargalhada. Nada no mundo se compara à barriga dolorida pelas razões certas. E essa era ótima." - pag. 169

Todo bom leitor sabe que, livro bom é aquele que te provoca sensações e esse superou minhas expectativas... e olha que eu já esperava muito dele. Me senti parte desse mundo de Charlie, em diversos momentos me lembrei dos meus amigos, quando saímos e colocamos nossas músicas preferidas e cantamos alto. Quando subimos no carro e deixamos o vento bater em nossos rostos e deixamos que embarace nossos cabelos, mas a gente nem liga porque em todos esses momentos, nós somos infinitos.


Para ler as resenhas das outras garotas da Irmandade, entre nos blogs delas:


O Filme 






É claro que, sendo o filme, dirigido pelo próprio Stephen, ele não poderia ser mais fiel. Acabei de assisti-lo e já estou clicando no play novamente. Cenas foram cortadas para que o filme fosse cabível no mundo cinematográfico, mas tudo bem, depois é só assistir os extras no dvd. E tenho que dizer... cada vez que um personagem era apresentado, cada vez que uma cena pela qual eu estava ansiosa aparecia, me formava um nó na garganta, senti vontade de chorar no filme inteiro. A atuação de Logan me surpreendeu, é claro que ele trouxe alguns cacoetes lá de quando ele interpretou Percy Jackson, mas eu fiquei surpresa por ele mostrar a personalidade do Charlie exatamente como eu havia imaginado, o jeito tímido, o jeito de quando está noiado, o olhar apaixonado, o modo introspectivo e toda a sua forma problemática, surtada e sentimental. Emma está impecável e o Ezra... bem, não tem muito o que dizer sobre ele né? o Cara é foda pra car****! To vivendo o The Perks of Being Wallflower, não quero me soltar dessa obra.

15 comentários:

  1. Agáta! Nem tenho o que dizer sobre esse livro. É tudo isso que você falou e muito mais e o filme também é maravilhoso. Já está na minha lista dos "melhores do ano" ♥

    ResponderExcluir
  2. E sim! O Ezra é um ator incrivel <3 Você já assistiu "Precisamos falar sobre o Kevin"?

    ResponderExcluir
  3. É um livro maravilhoso. Eu fiquei muito mexida com tudo. Pra mim quando o Charlie lê o poema do amigo é como uma facada.
    Pretendo reler um dia.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  4. Ágata, eu tenho ele aqui já faz um tempo, e estou esperando as coisas acalmarem um pouco para que eu o leia sem esperar muito, um pouco isento de expectativas. Mas agora com sua resenha ficou impossível, eu simplesmente tenho de lê-lo logo e ver quais sensações ele provoca em mim.

    Excelente resenha. Dois abraços.

    ResponderExcluir
  5. Penso que se ler esse livro vou gostar, você geralmente acerta nas resenhas, acabei lendo a culpa é das estrelas por causa da resenha que li no seu blog ano passado, e adorei o livro. Vou ver se consigo ler este também.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ágata eu sempre acho incrível o fato de um mesmo livro despertar sentimentos tão diferentes nas pessoas. Minha última resenha foi exatamente desse livro e diferente de você eu não consegui me conectar com a história, não consegui gostar dos personagens e a leitura pra mim foi um decepção só. Queria ter gostado, comecei a ler com essa esperança, mas ela foi morrendo aos poucos no decorrer das páginas.
    Estou decidida a assistir ao filme, ele parece ser bem fiel. Quem sabe as emoções que as palavras não despertaram em mim, as imagens consigam despertar?

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ágata :)
    Eu simplesmente AMO esse livro. Considero como meu livro favorito exatamente por causa das sensações que ele traz ao leitor.
    Ainda não vi o filme, pois estava com medo de me decepcionar com ele :/ Mas agora vou vê-lo com certeza!

    Beijo
    Mariana | Sem querer me intrometer
    Sorteio O Guia do Mochileiro das Galáxias (5 livros!)

    ResponderExcluir
  8. Você disse que não sabia como resenhar esse livro, mas quero te dizer que essa foi a melhor resenha que já li! não sei como, mas vc soube exatamente descrever o que senti ao assistir o filme (ainda não li o livro) a história é tão milimetricamente tocante, que em certas cenas pensei q iria sufocar, uma junção perfeita e embaralhada de sentimentos, tantos sentimentos,chorei ao assistir o filme, pode parecer algo normal pra alguns, mas pra mim não, costumam até a me chamar de insensivel, mas é apenas meu jeito 'trancado' de ser. E As vantagens de ser invisivel conseguio ir tão fundo, que me emociono ao lembrar de quão perfeito foi assisti-lo naquela madrugada. Me fez lembrar dos meus amigos, e do quanto nossos momentos nos fazem infinitos! Sem sombras de dúvidas o livro deve ser ainda melhor que o filme, geralmente perco o interesse no livro dps q assisto ao filme, mas se antes já queria muito lê-lo, com sua resenha a minha vontade só triplicou! você conseguio relatar tudo o que senti!

    Desculpa pelo meu "texto" era pra ser apenas um comentário kkkkk
    mas eu tinha que te dizer isso!

    minhaspequenasverdades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Bah, depois do seu post s[o estou mais a fim de ler e assistir o filme *O* Tem tudo pra atender minhas expectativas <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
    eu preciso muito ler e assistir o filme!!!
    »»» Emilie Escreve

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler esse livro, mas vou ler antes de ver o filme! Espero super gostar, apesar de ser escrito de um jeito diferente né??

    Beijos
    http://www.partesdeumdiario.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ágata! :)
    Estou passando aqui de novo para avisar que te indiquei um meme lá no meu blog :)
    Caso tenha interesse, seria muito legal se você fizesse!

    Beijos,
    Mariana | http://www.semquerermeintrometer.com/

    ResponderExcluir
  13. Ágata!

    Assisti o filme há alguns meses e fiquei completamente apaixonada. Agora espero ansiosa uma brecha para ler o livro. É de uma sensibilidade enorme e a verdade é que acho que nem todo mundo pode entender.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  14. Esse livro é maravilhoso!
    Eu gosto muito, assisti primeiro ao filme, e depois comprei o livro e me apaixonei ainda mais.
    O Charlie, com todos os problemas, é um menino fantástico!
    Beijos

    Tem post novo e promoção lá no blog!
    endless-poem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Ágata, tudo bom?
    Concordo 100% com sua resenha! Meu exemplar de As Vantagens está todo grifado e marcado, por que tem muitas citações lindas nele.
    Vi o filme no dia seguinte de concluir a leitura do livro e também achei muito bom. Algumas pessoas odiaram, mas achei bem fiel, não tá para espremer um livro todo em uma hora e meia de filme, acho que as escolhas do Stephen quanto as mudanças foram muito acertadas. Eu achei a atuação dos três principais incrível, mas o Ezra... ah, o que eu não daria para casar com ele?

    Beijos!
    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir