25/12/2014

Relendo Lagoena

Lagoena: O Portal dos Desejos, de Laísa Couto
Páginas: 272 | Editora: Draco
Compre: Livraria Cultura | Livraria da Folha | Travessa
Quem acompanha meu blog sabe como me apaguei a Lagoena, esse lugar maravilhoso criado por Laísa Couto. Depois de ter lido o livro em formato digital no Bookseries, torcia para que Laísa recebesse seu reconhecimento e tivesse o livro publicado.

Qual foi minha felicidade quando ela me disse que esse sonho se tornaria realidade? Fiquei ansiosa para a chegada do livro e quando o vi em carne e osso, com dedicatória da Laísa e cheirinho de livro novo, quase me descabelei... terminei o livro que estava lendo às pressas e comecei a releitura dessa fantasia incrível.

Para quem não conhece, Lagoena conta a história de Rheita, que nasceu com uma cicatriz em forma de S em uma das mãos e teve de escondê-la com uma luva e se trancafiar na casa de seu avô joalheiro desde que nasceu. Pouco acostumada com o mundo lá fora, a menina admira a Rua dos Artesãos pela janela. Seu pai sumiu e sua mãe faleceu, seu avô, meio carrancudo, é sua única família, além de Dona Adeliz, que sempre vai visita-la levando os mais deliciosos doces.

Quando descobre a metade de um mapa misterioso no quarto de sua mãe, Rheita inicia uma aventura mágica, ao lado de seu novo amigo Khiel, o filho gago do sapateiro. As duas crianças vão parar em um mundo diferente do que vivem e este mundo se chama Lagoena, um lugar carregado de criaturas fantásticas e sentimentos puros enterrados. A garota descobre que foi destinada a este lugar, pois é uma Guardiã e sua missão é reunir 7 chaves que abrem o Portal dos Desejos, onde poderá pedir o que quiser e dar um pouco de paz a este novo lar.

A escrita de Laísa Couto é uma das melhores que já apreciei, tenho um orgulho imenso de seu talento e torço muito por seu sucesso. Ela utiliza de criaturas místicas adoráveis, muitas delas já conhecidas pelos leitores, como o Curupira. esse é um dos aspectos mais surpreendentes do livro, o dom que ela tem de inserir esses personagens como dela própria.

Recomendo a aventura para todas as idades, porque, de verdade, vale a pena ler e reler muitas vezes. Sinto um amor imenso por Rheita e Kiel e uma vontade avassaladora de mergulhar em Lagoena e ter a oportunidade de conhecer cada pedaço estampado no mapa. Em falar em mapa, o mapa que Rheita segue para cumprir sua grande tarefa, está nas primeiras páginas, criado pela própria autora. Eu ouvi dizer que livros com mapas são os melhores... enfim, mais um motivo pra acreditarem em mim quanto a necessidade de comprar este livro.

6 comentários:

  1. Oi, Ágata,

    Parece que foi ontem que vi um post sobre Lagoena pela primeira vez no seu blog. Primeiro, muito obrigada pela acolhida, naquela época seu apoio foi muito importe e ainda hoje continua sendo. Me sinto muito lisonjeada por esta história ter conquistado um pedacinho do seu coração, isso é a real verdade de Lagoena.

    Obrigada.

    Sempre.

    Att.,

    Laísa Couto

    ResponderExcluir
  2. Ágata, são os autores nacionais provando que podem produzir histórias de muita qualidade! Fico muito feliz quando isso acontece, quando o que é produzido não é apenas reflexo de algo que saiu lá fora, e conseguem que sejam publicados - é maravilhoso isso, ainda mais depois de tanta luta e sacrfício. Com certeza entrou pra minha lista!

    Dois abraços!

    ResponderExcluir
  3. Eu não consigo reler um livro, não sei pq :( kkkkkkkkk Acho muito legal isso de você postar coisas sobre livros, é um blog bem diferente e de muito qualidade.
    Não esqueça de visitar o meu novo canal no Youtube, terá vídeos do meu intercâmbio ;)
    Beijos,
    Natália

    www.nataliakimie.blogspot.com
    Canal no Youtube: Natália Kimie

    ResponderExcluir
  4. Realmente é bom saber que a escritora teve o reconhecimento pelo trabalho dela, coisa que muitas vezes é difícil de acontecer com autores nacionais. Vou procurar Lagoena por aí para ler, pois lembro de seus outros posts por aqui a repeito e realmente parece ser uma leitura que vale à pena.

    aguardandoocamaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ágata, acredita que ainda não conhecia a história? Você falou tão bem dele que me deu vontade de ler agora mesmo! <3

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ágata, adorei sua resenha e adorei o livro! Não conhecia ainda, mas fiquei muito curiosa para saber mais dessa história incrível!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir