20/12/2014

#12 O Penúltimo Perigo


O Penúltimo Perigo, de Lemony Snicket
Páginas: 320 | Editora: Companhia das Letras
Compre: Saraiva | Livraria Cultura | Submarino
Confesso que até agora, este livro contém a aventura mais mirabolante dos órfãos Baudelaire, algumas vezes cheguei a ter um nó por não conseguir entender onde que todas aquelas informações iriam me levar, mas como este é o penúltimo livro, entendi que toda a confusão era necessária para o desfecho dessa série.

Logo depois de os órfãos entrarem em um táxi desconhecido, eles descobrem a verdadeira identidade da taxista misteriosa, ela é Kit Snicket (sim, irmã de Lemony). Ela os leva até o Hotel Desenlace, um Hotel que foi arquitetado para ser uma ilusão, ele é refletido perfeitamente em uma lagoa e por esse motivo, todos os números e palavras escritos nele, são escritos ao contrário, para que quando vistos na lagoa, pareçam do jeito certo. Assim mesmo como a gente brincava quando era criança, com aquelas mensagens escritas de trás pra frente, as letras invertidas, que colocávamos na frente do espelho para lermos direito. As três crianças se disfarçam de concierges para adquirirem informações sobre os hospedados no hotel, já que agora os Baudelaire também são voluntários da C.S.C.

O que posso dizer sobre o enredo e que não comprometa a leitura de vocês é que o misterioso açucareiro volta a ser peça importante da estória, mas perde o destaque. O Conde Olaf está presente, é claro, junto com sua trupe, mas dessa vez tem um papel diferente para os Baudelaire e Lemony Snicket fez questão de acrescentar um lado mais humano do vilão. Novos segredos são introduzidos para deixar o leitor curioso, mas ainda sem muitas informações para que possamos desvendar nós mesmos toda a teia de mistérios que nos envolvemos ao nos comprometermos com essas desventuras. E mais uma vez as crianças se veem em um dilema sobre se são nobres ou pérfidas, ou se são ambas as coisas, pois muitas vezes elas se encontram em situações que só atitudes vilanescas podem ajuda-las a escapar.
“A decisão de confiar ou não em uma pessoa é como decidir se você vai subir numa árvore ou não, porque você poderá talvez ter uma vista maravilhosa do último galho, ou então acabará simplesmente todo coberto de seiva (...)” – pag. 21
Lemony Snicket tem uma atitude interessante para um livro de crianças, ele não poupa tragédias, ele não tem medo de matar os personagens que nos conquistam o coração e ele não tem receios em botar fogo em tudo e fazer da morte algo natural. Acho muito corajoso da parte dele, criar uma narração pesada e que ao mesmo tempo seja divertida e digna de um livro de crianças (?). Outra coisa que gosto muito nessas desventuras são as páginas criativas, neste livro há frases que são escritas de modo invertido para que consigamos ler apenas indo ao espelho e em um outro livro em que o autor comentava sobre dejá-vu ele escreveu dois parágrafos iguais para que nós tivéssemos a mesma sensação do dejá-vu e neste “O Penúltimo Perigo” há uma arte de duas páginas em que um pedaço de um parágrafo é refletido embaixo, como em uma lagoa. Todos esses detalhes fazem dessa série algo incrível, existem várias artimanhas como esta em todos os treze livros, então nunca sabemos o que esperar dos próximos capítulos.

Estou um pouco triste em saber que estou prestes a terminar as Desventuras em Série, já estou me sentindo órfã de Klaus, Sunny e Violet, só espero que eles não me deixem por um incêndio, já que este é o assunto principal de todas as desventuras que desencadeiam na vida dessas crianças. Enfim... que venha o 13º livro.

6 comentários:

  1. Eu li a resenha, Ágata. Juro que li! Mas fiquei meio perdida, porque só conheço "Desventuras em Série" pelo filme. Li hoje que o último livro é o pior da série. Isso foi um spoiler? Acho que não hahahaha

    ResponderExcluir
  2. Não assisti e nem li nada e tipo morro de vontade vontade, só me falta deixar a preguiça de lado
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Realmente, desde que você começou a resenhar essa série, no ano passado, tenho vontade de ler esses livros, só vi o filme e o problema de ler os livros é que são 13, mas quem sabe no ano que vem? rs

    aguardandoocamaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii, Ágata. Quanto tempo hein. Desde que você começou a postar as resenhas dos livros de Desventuras em Série, eu morro de vontade de ler. Cheguei a planejar comprar o box no Black Friday desse ano, mas o preço não caiu tanto. ='( De 2015 não passa. kkk
    Beijooos
    Blog
    YouTube 
    Facebook 

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler Desventuras em Série! Me interessa bastante, e me empolguei pois acompanhei outras resenhas de posts aqui do blog. Aliás, ele é lindo, hehe, ainda não tinha visitado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ágata,

    Enquanto vc está terminando Desventuras em Série, eu estou começando... Outro dia li o Mau Começo e apreciei muito a leitura, um dos detalhes que mais gostei foi a genialidade do autor em nivelar a escrita dele com as tragédias, ele é dinâmico, rápido e certo como um tiro, assim são as tragédias dos 3 irmãos, o leitor quase nem tem tempo de sentir pena deles, pois o autor conduz o leitor a não se lamuriar pelos protagonistas ( acho nem isso ele quer) e isso é o que faz as Desventuras em Série ser o que é: desgraças constantes num sopro só que nós amamos.

    ResponderExcluir