09/06/2015

A Garota que Tinha Medo

A Garota que Tinha Medo, de Breno Melo
Páginas: 280 | Editora: Chiado
Quando vi a resenha desse livro no blog do Luciano, eu tive certeza de que teria de ler, primeiro por se tratar sobre um assunto tão delicado como a crise de pânico e segundo por ser de autor brasileiro. Com muito prazer, aceitei o convite do autor Breno Melo para ler sua obra e resenhá-la aqui no blog. Confesso que devido ao assunto, a leitura foi difícil, me senti muito incomodada e experimentei os mesmos medos que a personagem. Tinha que deixar um pouco o livro de lado e distrair a cabeça antes de voltar a ler.

Marina é uma garota que sempre se dedicou muito aos estudos e agora que tem um namorado e entrou em uma das faculdades que queria, começa a ter ataques de pânico dos mais tensos. Com direito a gritos, falta de ar, sentimento de engasgamento, suor, entre outros sintomas relacionados ao medo. 

No começo de tudo somos apresentados a uma menina normal que se esforçou na vida acadêmica inteira para estudar em uma boa faculdade, mas que no começo das aulas experimenta drogas com suas novas colegas de curso e vai parar no hospital com uma overdose. A história se passa no Paraguai e desde o começo o autor mostra como a personagem é cobrada por sua mãe em seus estudos, quase não tendo vida social. A garota tem um blog literário, gosta de tirar fotos e passear com seus cachorros, mas quando começa seus ataques de pânico, isola-se do mundo.

Para ajudar, seus ataques acompanhados de gritos ensurdecedores, transtornam todos ao seu redor, que não sabem o que está acontecendo e nem como lidar com a situação. Uma das primeiras pessoas a se afastar é seu terrível namorado Julio, que, assustado, a considera uma louca.

Breno Melo fez uma pesquisa impecável, nos apresentando tanto os sintomas, como conseqüências, curas e o modo como as pessoas ao redor devem lidar com um caso delicado como esse. 

Eu mesma já sofri de pânico com coisas pequenas como multidões, e ver os sintomas ali descritos me acertou em cheio no peito, tive medo de sentir o pacote inteiro da Marina, sendo que o que já senti era realmente pequeno comparado ao caso dela. Foi assim que aprendi muito mais sobre a doença e me interessei enquanto morria de medo do que poderia vir nas próximas páginas.

Posso adiantar pra vocês que o livro tem final feliz e isso compensou todo o sofrimento que vivi durante a leitura. Parabenizo o autor por conseguir escrever exatamente como a personagem escreveria, já que o livro é narrado em primeira pessoa e agradeço a oportunidade de ler algo assim tão complexo de forma tão bem explicada e real. 

Tá recomendado pra todo mundo, acho que essa é uma doença do nosso século, todos sofremos de ansiedade e, cada vez mais, é comum termos ataques de pânico. Ótimo mesmo é se informar sobre o assunto.

7 comentários:

  1. Eu estou muito curiosa pra ler esse livro porque já tive crises de pânico quando era mais nova, vi muitos blogueiros falando bem dele.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ágata, tudo bem?

    Nossa, parece ser uma história muito singela e delicada! E realmente, síndrome do pânico é uma doença do nosso século, hoje a gente exige mais de nós mesmos, vamos além do que nosso corpo permite e tudo está tão complicado, difícil, violento...
    Parabéns ao autor por abordar um tema tão atual!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Ah li uma história parecida com essa a pouco tempo, confesso que o livro mexeu mt cmg. Esse livro deve ter jeito de ser assim também!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei! Acho que livros assim que tratam de assuntos sérios mas escrito de maneira leve consegue atingir um público maior e, consequentemente, passar mais informações a ele. Me interessou muito e eu gostei do título.

    Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é muito bom, adorei conhecer a história da Marina =D

    ResponderExcluir
  6. Já tinha ouvido falar desse livro e parece realmente muito interessante! Quero ler!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Hello (again) Ágata!

    Vou confessar que a única coisa que tenho feito ultimamente em minhas horas vagas é ler. Ah! E assistir séries. Tenho devorados livros e maratonado séries atrasadas, inclusive voltei para Teen Wolf \o/ POSSO OUVIR UM ALELUIA? hahahhaha Bom, pela sua resenha, esse me parece um livro que eu leria. Nunca tinha lido NADA sobre ataques de pânico, não sei nada sobre o assunto e não faço ideia de como seria conviver com esse problema. Então só pelo autor explicar direitinho a doença e tudo que ela pode gerar na vida de alguém pra mim já valeria a leitura.

    Obrigada por mais uma resenha fabulosa ;)

    Mil beijos e abraços <3

    ResponderExcluir