24/08/2015

The Book of Tomorrow

The Book of Tomorrow, de Cecilia Ahern
Páginas: 336 | Editora: Harper Collins
Esse é o primeiro livro em inglês que resenho aqui no blog, também é o primeiro que leio por diversão, os que já tinha lido foram a trabalho, mas já comecei com o pé direito. Imagina um livro com: romance, mistério, luto, problemas familiares e um pouco de mágica? Pois foi com essa composição de enredo que a Cecelia Ahern me surpreendeu em The Book Of Tomorrow. Ah! O livro já foi publicado no Brasil, pela editora Novo Conceito, com o título O Livro do Amanhã.

Tamara é uma jovem de 16 anos que encontrou seu pai morto no escritório. Agora ela tem que aceitar o suicídio e a perda de todo o império que ele construiu. Para uma garota mimada e acostumada com o luxo, será bem difícil se mudar com sua mãe para a casa de seus tios, em uma pacata cidade. Rosaleen e Arthur, os tios da jovem, são bem peculiares e causam curiosidade desde sua chegada.
“Sometimes when people offer a helping hand, it gets pushed away. People always want to help themselves first.” – pag. 10
Frustrada com a falta do que fazer, Tamara conhece Marcus e sua biblioteca ambulante e no meio de um romancezinho com o condutor da biblioteca, ela encontra um livro curioso, com um cadeado, mas sem sua respectiva chave. Ao conseguir ajuda de uma freira da vizinhança, ela abre o livro e descobre que suas folhas estão em branco, esperando serem preenchidas, como um diário. Mesmo um pouco relutante em escrever algo sobre sua vida, ela resolve tentar, achando paz nas ruínas de um antigo castelo próximo, abre seu novo diário para iniciar seus relatos porém, qual é sua surpresa quando o diário já foi preenchido com sua própria letra? E com a data do dia seguinte?
“It takes a lot not to say a lot, because when you’re not talking, you’re thinking, and he thinks a lot.” – pag. 18
Tamara tem em mãos algo mágico, um diário escrito por ela que lhe conta o próximo dia de sua vida. É algo bem maluco, sim! Claro que é! Mas os fatos escritos se tornam realidade e assim é possível que ela mude seu dia de amanhã. Tentando ajudar sua mãe a voltar ao normal e descobrindo mais sobre a vida de seus tios, tão misteriosos.
“Hope, like that, as I thought before, doesn’t make you a weak person. It’s hopelessness that makes you weak. Hope makes you stronger, because it brings with it a sense of reason. Not a reason for how or why they were taken from you, but a reason for you to live. Because it’s a maybe. A ‘maybe someday things won’t always be this shit.’ And that ‘maybe’ immediately makes the shittiness better.” – pag. 115
No começo, achei que era um livro que falaria sobre o luto da personagem e sobre a mudança de seu caráter, mas me surpreendi quando uma tonelada de mistérios começaram a aparecer. Quando estava quase na metade do livro, a curiosidade era tanta, que terminei o resto em um dia só e SIM! O livro cumpre suas promessas e correspondeu a todas as minhas expectativas. A história do castelo, o que está acontecendo com a mãe de Tamara, porque Rosaleen é tão possessiva, porque Arthur é tão quieto. Tudo isso tem uma explicação plausível e a mágica inserida no livro não parece nada absurda, eu quase acreditei que poderia acontecer de verdade.
“You shouldn’t try to spot everything from happening. Sometimes you’re supposed to feel awkward. Sometimes you’re supposed to be vulnerable in front of people. Sometimes it’s necessary because it’s all part of you getting to the next part of yourself, the next day.” – pag. 173
Eu recomendo The Book of Tomorrow pra leitores de qualquer gênero, essa mistura na composição de Cecelia Ahern deu mais do que certo. Eu to completamente apaixonada pela história. É o tipo de livro que me deixa órfã depois da leitura. Principalmente depois de um final surpreendente como aquele. 

Ah! E sem querer dar spoilers nem nada, mas tem muuuuitas surpresas no romance desse livro. Você pensa que será uma coisa, mas Cecelia pode muito bem enganar o leitor.

11 comentários:

  1. Olá,
    Eu já tinha visto a edição brasileira do livro, mas não tinha chegado a ficar curiosa de fato. Mas agora já quero ler o livro, gosto dessas obras que tem uma pitada de magia.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ola! Gostei bastante da sua resenha! O livro parece ser muito bom e eu gostei bastante da capa internacional (mais bonita que a brasileira hahaha) Queria muito ler um livro em inglês, esse parece ser ótimo para começar (:

    Beijos
    Meu Conto de Fada

    ResponderExcluir
  3. Oi Ágata!
    Comecei a leitura da resenha pensando uma coisa e terminei pensando outra.
    Adorei como o livro parece se desenvolver, me deixou muito curiosa! Dica anotada. =)
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Posso parecer meio doida, mas não curto mt os livros de Cecilia.
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  5. Oie Ágata =)

    Estou aprendendo a curti os livros da Cecelia, já que fui uma das poucas pessoas que não gostou de PS Eu te Amo rs...

    Esse livro não chamou muito a minha atenção, e na época que ele foi lançando lembro que li uma resenhas bem negativas que me desanimaram bastante.

    Fico feliz que você tenha curtido a leitura ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  6. Anotando a dica, preciso ler mais em inglês!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ágata,
    Tava aqui quase arrependida achando que tinha mandado esse livro pra minha prima resenha.
    MAS ELE TA AQUI haha
    Gente! Não sabia que a autora expandia o enredo assim, fiquei animada com a leitura.

    E saudades de ler em inglês. Lia mais na época de cursos, peguei até alguns na amazon esses dias...agora falta tempo.

    Adorei a dica.

    bjs e tenha uma ótima quinta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. Que amorzinho a capa desse livro!
    Eu não conhecia ainda, mas amei sua resenha e fiquei curiosa pra ler!
    O último livro em inglês que eu li foi Great Expectations, mas achei o vocabulário um pouco complexo, até por ser um livro antigo. Mas valeu a experiência.
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Oieeee. Ai, eu tenho este livro em português porque amo a autora e ainda não li ele. Me falaram mal deste livro e fiquei na dúvida! mas vou ler ele. E agora fiquei sabendo que a Harlequin foi comprada por esta editora internacional, então acho que só tem coisas boas para vir!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Ágata.

    Adorei a sua resenha. Eu preciso urgentemente aprender a pelo menos ler em inglês. Estou perdendo muita coisa com esse meu empecilho. hahahaha. Já conhecia esse livro em português e ele é lindíssimo.
    Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Realmente Cecelia pode enganar os leitores. Eu tive uma experiencia ruim com ela em "P.S. Eu te amo", acho que fui com muita sede ao pote e me frustrei. Porém dei outra chance a ela em "A lista", dessa vez sem muitas expectativas e acabei me encontrando dentro do texto dela e me emocionando muito. É uma autora que vale a pena e consegue cativar o coração do leitor.

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir